Salvador

GOVERNADOR INAUGURA OBRAS EM LAURO DE FREITAS NESTA SEXTA-FEIRA

vide
| 28/05/2009 às 23:41
O governador Jaques Wagner inaugura, nesta sexta-feira, 29, em Lauro de Freitas, a reforma e ampliação do centro cirúrgico do Hospital Geral Menandro de Faria, a ligação Caji/Jambeiro e a Delegacia de Portão. Lança, ainda, o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo).
 
A maratona de entrega de obras e projetos começa às 16h, no Caji, onde foram realizados serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização em 50 mil metros quadrados de pista, somando investimento federal e estadual da ordem de R$ 5 milhões. A via alternativa de tráfego interliga a sede do município ao bairro do Jambeiro e à rótula do Ceasa/BR 324.


No Hospital Geral Menandro de Faria, o centro cirúrgico passa a contar com quatro salas e o número de leitos pré-parto foi ampliado para oito. Unidade de saúde do estado que atende ao Litoral Norte, o HGMF ganha ainda um novo lactário destinado ao preparo das refeições dos recém-nascidos que não podem ser amamentados. Na solenidade, o governador Jaques Wagner, anuncia a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva- UTI, com cinco leitos.


Acompanhado da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, Wagner coloca em funcionamento a 34ª Delegacia Circunscricional, em Portão, que estará sob o comando da delegada titular Luciana Cortes dos Anjos, do Departamento de Polícia Metropolitana da Polícia Civil. Na sequência, Wagner lança o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo) que prestará assistência a 115 jovens adolescentes de Lauro de Freitas, na faixa de 15 a 24 anos, moradores de Itinga.


Mais saúde

Diretor do HGMF, o médico Rogério Medrado comemora a ampliação do centro cirúrgico e obstétrico, que além de aumentar a capacidade de atendimento, passará a realizar cirurgias ortopédicas de baixa e média complexidade. Melhorias foram realizadas também na climatização, tanto no centro cirúrgico quanto no posto de enfermagem e nos corredores. O governador vai conferir ainda o posto do cartório implantado na unidade que já contabiliza mais de 1,5 mil crianças registradas.


Com 63 leitos de internação, sendo 42 de obstetrícia e os demais de pediatria, clínicas médica e cirúrgica, emergência e berçário, o HGMF realiza de 300 a 350 atendimentos e contabiliza em torno de 300 partos/mês. Além do atendimento de urgência e emergência, a unidade presta assistência ambulatorial nas especialidades de gastroenterologia, cardiologia, proctologia e pré-natal. Referência para o município de Lauro de Freitas, o HGMF atende também a clientela de São Cristóvão, Itapuã, Simões Filho, Mata de São João e Camaçari. Ano passado, o HGMF ganhou um moderno laboratório, totalmente informatizado.   

   

Protejo beneficia jovens


Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável, o Protejo permitirá que 115 jovens adolescentes de Itinga, bairro de Lauro de Freitas, de 15 a 24 anos, tenham formação em cidadania por meio de atividades culturais, esportivas e educacionais visando resgatar sua auto-estima e disseminar uma cultura da paz em suas comunidades.


Durante um ano, prorrogável por mais um, o jovem ou adolescente recebe ajuda de custo de R$100,00 e pode escolher entre as seguintes modalidades de oficinas: modelagem, mosaico, música, grafite, artes plásticas, técnicas de xilogravura, dança (street dance, breack dance, hip hop, etc.), Educação (alfabetização visual, técnicas de vídeo e fotografia, etc.), literatura, esportes (capoeira, basquete de rua) e informática. Serão quatro turmas, com aulas diárias de terça-feira a sábado. As aulas ocorrerão em uma sala do Colégio Estadual Alfredo Augustinho de Deus e na sede da organização não governamental Rever Juntos, no Parque Santa Rita (Itinga).


O investimento é do Governo do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, executado pela Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Juventude da Secretaria Municipal de Governo. O Protejo, 62ª ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), é coordenado na Bahia pelo  Instituto Anísio Teixeira-IAT.