Tirar do sedentarismo por pelo menos 15 minutos o máximo de trabalhadores, estudantes e pessoas nas ruas, levando-os a praticar alguma atividade física. A Prefeitura de Lauro de Freitas aceitou a prova e mobilizou 50 profissionais de educação física no Dia do Desafio, em diversas frentes para conscientizar a população sobre a importância da pratica destas atividade.
Realizado anualmente na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem qualquer tipo de atividade física. Cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número oficial de habitantes. Em Lauro de Freitas, a atividade foi organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer Francisco Franco, juntando a ação da Prefeitura com a adesão de escolas e instituições particulares que compraram a idéia, cerca de 150 profissionais estiveram envolvidos na iniciativa. "O desafio é conscientizar as pessoas para os benefícios da atividade física", explica o secretário. Vale tudo, subir escadas, caminhar, andar de bicicleta, nadar, dançar, alongar, correr, jogar bola, fazer ginástica, promover gincanas, jogos e brincadeiras.
Além de alunos, professores, servidores e diretores de toda rede municipal e estadual de ensino de Lauro de Freitas, bem como programas sociais da Prefeitura Municipal, participaram trabalhadores de grandes estabelecimentos que foram tirados de seus postos para fazer alongamento de forma divertida.
As equipes percorreram praças e espaços públicos, como Espaço Cidadão, em Itinga, Praia de Buraquinho, Ipitanga, Avenida Beira Rio e Areia Branca. O Dia do Desafio foi divulgado também pelas rádios comerciais e comunitárias da cidade. "A ideia é que cada pessoa comece com 15 minutos de atividade física até atingir o ideal, que é de 30 minutos", explica o professor de educação Física e árbitro de futebol, Manoel Lopo Garrido, profissional do SESC, que coordenou as atividades no Estado.
Para fechar o Dia do Desafio, o Largo do Caranguejo foi transformado numa academia ao ar livre. Após apresentação de hapkido, capoeira, boxe, basquete, estepe e ginástica aeróbica, o público pode balançar com o grupo percussivo Zambiã. Lauro de Freitas concorreu da zero hora a 21horas desta quarta-feira com Pitalito, cidade da Colômbia. No continente americano, sob a coordenação do SESC São Paulo, o evento envolve 3.612 cidades em 20 países.
Criado no Canadá, em 1995, a saudável competição em 2008, mobilizou apenas no continente americano cerca de 59 milhões de pessoas. Lauro de Freitas foi campeã nos dois últimos anos da competição. O resultado de 2009 será divulgado no site do SESC (http://www.sescsp.org.br/), clicando no banner do Dia do Desafio.
--