Salvador

POÇÕES PROMOVE FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO A PARTIR DESTA QUARTA

vide
| 25/05/2009 às 10:27
A partir desta quinta-feira, dia 28 de maio, o município de Poções realiza mais uma edição da sua centenária festa do Divino Espírito Santo, a principal da região e a mais habitual do Estado. Festejada há mais de um século, datando de 1878, a evento antecede até mesmo a data de emancipação da cidade, que ocorreu dois anos depois.

Padroeiro de Poções, o Divino Espírito Santo é representado pela própria pomba branca, onde de acordo com a história da cidade, se deu em razão dos primeiros desbravadores da localidade encontrarem muitos pombos na região. A festa de fé e alegria atrai anualmente mais de 30 mil pessoas dos mais diversos lugares da Bahia.

PROTEÇÃO 

Situada no Sudoeste baiano, Poções fica a 444 km da capital, e possui uma população de cerca de 49 mil habitantes. De fácil acesso e bem localizado, o município oferece acomodações com boa infra-estrutura, como pousadas, hotéis, restaurantes, bares e clubes sociais. Para homenagear a proteção de seu divino padroeiro, a cidade muda e ganha maior movimento. Além das procissões e novenas, o festejo também tem seu lado profano. Na praça principal são armadas barracas de comidas e bebidas típicas, onde população e visitantes serão animados por shows de diversas bandas de forró como Edu e Maraial, Edgar Mão Branca, Corpo de Mulher, Forrozão Saborear, entre outras.

Os cavaleiros são a marca do festejo de Poções: mais de 3.000, conduzindo a Bandeira do Divino, símbolo de fé e esperança. Há mais de 130 anos, os responsáveis pela festa saíam a cavalo em peregrinação, levando a bandeira, daí a tradição mantida até os dias atuais. Durante essa andança, os cavaleiros angariavam recursos para a comemoração, onde conforme contam os habitantes, era em moedas de prata. Foram com essas tais moedas que foi construída a Igreja do Divino na cidade e moldada uma pomba de prata que acompanha os cortejos ainda hoje.