Representando o prefeito Tarcízio Pimenta, o vice-prefeito Paulo Aquino observou as contribuições que a Prefeitura tem dado visando se antecipar ao processo de reestruturação da segurança pública. "A instalação da conferência é um passo muito importante, principalmente porque a cidade se credencia junto ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
A Prefeitura já começou a se adequar às propostas de mudança da segurança pública no Brasil e um dos aspectos importantes é a criação da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência", frisou.
O coordenador da conferência e presidente do MovPaz, Clóves Nunes, traçou o perfil do modelo de segurança pública nacional. "Este atual modelo é caótico e chegou onde chegou. A insegurança supera e muito a sensação que carregamos de segurança na sociedade", frisou.
Estiveram compondo a mesa de cerimônia o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Marcelo José Alves; arcebispo metropolitano de Feira de Santana dom Itamar Vian; bispo Roque Hudson Mamona, da Associação de Ministros Evangélicos (AME); deputado estadual Fernando Torres; secretário de Governo Geraldo Sampaio; representante do Ministério da Justiça Regina Lopes; reitor da Uefs José Carlos Barreto; vice-reitor da Uefs Washington Moura; presidente da Associação dos Guardas Municipais Jucemir Araújo dos Santos; vereador José de Arimatéia, representando a Câmara Municipal; e representante do Conselho Comunitário da Cidade Nova João Batista Sá Teles.
O evento prossegue nesta terça-feira com a realização de grupos temáticos de trabalhos, discutindo "Gestão democrática: controle social e externo"; "Financiamento e gestão da política pública de segurança"; "Valorização profissional e otimização das condições de trabalho", "Repressão qualificada da criminalidade"; "Prevenção social do crime, das violências e construção da cultura de paz"; "Diretrizes para o sistema penitenciário" e "Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes".