A chuva danificou o asfalto na Avenida Dorival Caymmi, criando um buraco em meia pista, no sentido Aeroporto. O trânsito de veículos pesados no local está interrompido. Também há pontos de alagamento na Avenida Paralela e em frente a Madeireira Brotas. A orla de Salvador apresenta diversos pontos de alagamento e todos os semáforos estão quebrados entre Itapuã e Boca do Rio.
Pelo menos três eventos que aconteceriam neste fim de semana em Salvador foram adiados. Nesta sexta, foi suspensa a performance do Projeto Zona Mundi, no Museu de Arte Moderna, No sábado, foi adiado o Forró do Balacobaco, que estava programado para o Wet'n Wild. No domingo, foi adiado o evento Forró do Harém, que aconteceria na Área Verde do Othon.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 422 solicitações entre as 00h e as 18h05 desta sexta-feira, 22, entre elas 225 deslizamentos de terra e 13 desabamentos de imóveis. Os desabamentos ocorreram nos bairros de Lobato (2) e Tancredo Neves, Castelo Branco, Liberdade, Águas Claras, Acupe de Brotas, Pau da Lima, Alto do Coqueirinho, Engenho Velho da Federação, São Cristóvão, Jardim Cajazeiras e Periperi (um cada).
Segundo a Codesal, os bairros mais castigados pela chuva nesta sexta são Sussuarana e Cajazeiras, onde houve maior número de deslizamentos de terra e alagamentos. O órgão não soube especificar, no entanto, quantas solicitações de cada tipo foi feita para esses dois bairros.
Em toda a cidade, foram registrados também 79 ameaças de desabamento de imóvel, 28 avaliações de imóvel alagado, 23 alagamentos de área (principalmente em Cajazeiras, Sussuarana e São Cristóvão), 31 ameaças de deslizamento, 6 árvores caidas, 9 ameaças de desabamento de muro, 6 desabamentos de muro e 1 galho de árvore caido.
Além desses, também foi feita três solicitações para orientações técnicas.
A Codesal afirma que em nenhum caso houve registro de desaparecidos, mortos ou feridos. Em caso de emergência, o órgão pode ser solicitado pelo telefone 118.
Clima - O fim de semana tem previsão de tempo chuvoso em Salvador, mas as chuvas devem ser moderadas e fracas. O mau tempo é provocado pelos ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico e provocam nebulosidade.
Até quinta, 21, choveu 500,5 milímetros em maio em Salvador, sendo que a região em que mais choveu foi no Cabula, onde foi registrado o índice de 58 mm, o dobro do contabilizado no mesmo período de 2008.
A temperatura na capital baiana deve variar entre 22º e 28º C e o vento deve atingir velocidade de 6.17 m/s, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Parque São Paulo, em Itinga, uma encosta deslizou atingindo uma casa. No Jardim Tropical, 32 famílias tiveram suas casas inundadas, perderam móveis, mantimentos e roupas. No Jardim Metrópole, um barranco desabou derrubando parte de uma casa comercial.
O Rio Ipitanga transbordou em vários trechos. Na Estrada do Coco, o nível do rio atingiu a ponte. No final da tarde, seis famílias moradoras da Lagoa da Base foram transferidas para abrigos provisórios disponibilizados pela Prefeitura. "Essa combinação de fatores, muita chuva e maré alta, é a principal causa das inundações", explica o coordenador da Defesa Civil do município, Ápio Vinagre.
A prefeita Moema Gramacho percorreu as áreas mais críticas da cidade e orientou as
ações de apoio às famílias atingidas. "Foi a maior quantidade de chuva já registrada em um único dia na cidade e só não tivemos problemas mais graves porque nos antecipamos e muitas famílias foram tiradas das áreas de risco antes das chuvas", afirma a prefeita. No município, 160 famílias foram beneficiadas com o Programa Municipal Bolsa-Aluguel. Lauro de Freitas decretou Emergência no dia 5 de maio.