Salvador

PADRE BENZE INICIO DAS OBRAS CONSTRUÇÃO PONTE SÃO ROQUE EM ITABUNA

vide
| 16/05/2009 às 09:52
Prefeito de Itabuna, capitão Azevedo e equipe, no lançamento da obra
Foto:
  (Por Kleber Tores)


  Com uma missa no canteiro de obras da Prefeitura de Itabuna, foi lançada na manhã de sexta-feira, 15, a pedra fundamental da construção da ponte do bairro São Roque. A ponte, que está sendo construída com recursos próprios da Prefeitura e em regime de mutirão, terá um vão de 10 metros de extensão por 8,4 metros de largura, com ciclovia, passeio para pedestre e pista de rolamento.
 

  O prefeito Capitão Azevedo destacou que, mesmo com pouco dinheiro e enfrentando as conseqüências de uma séria crise econômica que afetou as receitas do município, com muita força de vontade e união da população, as obras na cidade vão sendo executadas. "Sei que muita gente já sofreu nesta passarela. Acidente com crianças caindo, gestantes, motos, bicicletas e agora vamos acabar com isso. Estamos dando dignidade a este povo", afirmou.

  A solenidade contou com a participação dos vereadores Clovis Loiola, Solon Pinheiro, Raimundo Pólvora e Ruy Machado, que destacaram a iniciativa do prefeito Capitão Azevedo em atender as reivindicações da sociedade. O vereador Solon Pinheiro, que esteve no local, disse que esta obra foi prometida há muito tempo, mas que ninguém tinha conseguido realizar até agora. "Não é preciso só fazer obras faraônicas, mas as que atendam a comunidade", disse.


MARCAR

Solon enfatizou, ainda, que a obra vai marcar a vida da comunidade local, e que este era apenas o começo, uma vez que o prefeito, com apoio da bancada do Legislativo, vai realizar muitas obras importantes para a população, principalmente para as famílias mais carentes. O vereador Raimundo Pólvora declarou que é um orgulho para a comunidade ver seus pleitos atendidos, principalmente com obras simples, mas eficazes.


Para o presidente da Associação dos Moradores do São Roque, Lauro Nazaré, agora o bairro será um dos melhores da cidade. Ele acredita que a obra vai permitir a implantação de uma nova linha de ônibus, além de facilitar o tráfego de ambulâncias e viaturas da polícia para assegurar mais segurança à população. Segundo Lauro, outra coisa boa para o bairro será a valorização dos imóveis. "Tudo isso, graças ao empenho do nosso prefeito, que sensibilizado com a nossa situação, vem nos dar este presente".                                                                                                                                                                       

O comerciante Jaime Ferreira declarou que, a partir de agora, o desenvolvimento vai chegar ao bairro, uma vez que a obra vai permitir a expansão do comércio local e melhores condições para o tráfego de veículos. "Moro aqui há 50 anos, e já vi crianças caírem desta passarela, além de assaltos e muitos desmandos", testemunhou.


Antes do lançamento da pedra fundamental da ponte do São Roque, foi celebrada uma missa pelo padre Vinícius, da paróquia do bairro Santa Inez, que destacou o antigo sonho dos moradores do Antique, São Roque e Novo Horizonte em ver a ponte construída. "O povo reivindicou e o governante atendeu, e isso é o bem do homem, que é mandado por Deus para promover o bem comum. É por isso que Deus abençoa esta obra", disse no sermão o padre.


Segundo o mestre de obras José Pascoal Alves de Brito, o início da obra é um dia importante para a administração municipal e para a população do bairro, pois a construção da ponte começa com "o pé direito", haja vista que iniciou com a palavra de Deus. "Um governo que age com transparência e respeito à comunidade tem tudo para dar certo, e isso está acontecendo aqui, com uma obra feita em parceria entre a Prefeitura e os moradores", ressaltou.


A dona de casa Lindaura Silva disse que hoje, quando chove, ninguém pode passar para o outro lado do bairro. "A gente aqui fica isolado e agora, graças ao nosso prefeito, esta história vai mudar", argumenta.


Proprietário do loteamento que resultou na formação do bairro, o advogado Heitor Abjaúde, explicou que a construção da ponte sempre foi um anseio da  comunidade há 50 anos: "E olhe que passaram vários prefeitos e ninguém  conseguiu construir essa obra. Hoje a gente vê uma nova realidade", lembra.