atendimento nas áreas de dermatologia e pediatria. Por enquanto, o serviço em dermatologia é oferecido às quartas-feiras, enquanto o pediatra atende todas as sextas-feiras. O CMO funciona no prédio anexo ao Previs (antigo IPS), na Avenida Joana Angélica.
A rede própria também recebeu mais um médico especializado em clínica médica. Este mês, cinco profissionais passaram a trabalhar no local, o que permitiu aumentar de 296 para 336 o total de consultas semanais nessa especialidade.
Até abril, o ambulatório médico atendia semanalmente 852 pacientes nas especialidades de ginecologia, reumatologia, cardiologia, clínica, urologia e geriatria. Com a reativação das consultas em dermatologia e pediatria, e a chegada de mais um clínico, os atendimentos médicos aumentaram para 953 na segunda semana de maio. Na área de psicologia, são agendadas 120 sessões por semana, enquanto o setor de odontologia atende uma média de 750 pacientes. O CMO também oferece serviços de fisioterapia, que recebe em torno de 140 pessoas/dia, e pronto atendimento.
MELHORIAS
A ampliação dos atendimentos médicos integra uma série de ações que a Prefeitura executará ao longo deste ano, com a finalidade de melhorar as instalações físicas, os equipamentos e a qualidade dos serviços médicos-odontológicos prestados ao servidor. O programa também prevê melhoria das opções oferecidas pela Prefeitura através da rede credenciada.
O trabalho é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag), que assumiu a administração da assistência à saúde do servidor após a última reforma administrativa da Prefeitura. Em parceria com a Desal - Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador, a Seplag realiza, no momento, a pintura interna no prédio e reparos diversos, incluindo a revisão do telhado e das instalações hidráulicas e elétricas. A reforma é extensiva à unidade de saúde ocupacional, que funciona na Rua Carlos Gomes e também é vinculada à Seplag.
No CMO, a pintura foi concluída na farmácia e segue no setor de odontologia. As melhorias serão executadas no refeitório, ambulatório médico, pronto atendimento, e nas salas do almoxarifado de materiais e medicamentos, de radiologia (cujo serviço será reativado) e da Guarda Civil, que passará a dispor de espaço próprio.
Novos programas de saúde preventiva, regularização da oferta de medicamentos, além de ajustes no sistema de atendimento são outras prioridades, informa o diretor de Assistência Médica e Saúde Ocupacional do Servidor, Jorge Soares. A meta é efetivar até 2010, ele adianta, os programas de atenção básica de saúde da mulher (voltado à prevenção do câncer do colo de útero e mama), do idoso (controle de diabetes de hipertensão arterial), da criança (pediatria) e do homem (prevenção e controle do câncer de próstata).
Consultas
O CMO funciona de 2ª à 6ª feira, no horário das 7h às 19 horas. A marcação de consulta pode ser feita pelo telefone 3200-1212 ou diretamente no CMO - Av. Joana Angélica, 399, Nazaré.