No período de 4 a 6 de maio, foram utilizadas pelos usuários dos serviços 34.516 solicitações de exames laboratoriais e de imagem, o que inclui raio X, ecocardiograma, ultrassonografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia. Isso representa cerca de 59% da cota para o mês, sem computar as solicitações de exames de oftalmologia e de otorrinolaringologia.
Para o secretário da Saúde, Antônio Vieira, as mudanças implementadas fazem parte das metas da Administração Municipal e já começam a apresentar resultados. "Primeiro, começamos a eliminar a fila única para todos os exames, e depois com a adoção uma melhor sistemática para racionalizar a distribuição das cotas para exames e consultas", aponta.
DEMANDA REPRIMIDA
Antonio Vieira observa que, em paralelo às ações implementadas pela Secretaria Municipal da Saúde, também foi negociado com a Sesab o aumento das cotas de exames para atender a uma demanda que ainda é reprimida.
Destacou também, o secretário, que o trabalho dos técnicos da Secretaria de Planejamento de Itabuna, que instalaram computadores nas 32 unidades básicas de saúde (UBS) e no Programa Saúde da Família (USF), garantindo maior agilidade e rapidez na liberação de exames e marcação de consultas, além de proporcionar informações precisas e imediatas de todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pelo município.
A diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Regulação, Roberta Fulgêncio, acredita que a perspectiva a partir de agora é de melhora do atendimento, em função da negociação para o aumento das cotas do município, como também pelos ajustes no sistema de agendamento das consultas em todas as especialidades, em dias diferentes, seguindo o cronograma elaborado pela prefeitura e divulgado através as unidades de saúde integradas à rede on-line.
O fato concreto é que o governo municipal vem investindo para dotar o município de um serviço público de qualidade em todos os setores da administração, e em especial na área de saúde. Com o sistema adotado agora em maio, nos dias 4, 5 e 6 foram liberados exames laboratoriais e de imagem, o que inclui raio-X, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia, o que prossegue agora com o agendamento dos exames de otorrino e de oftalmologia.