Quilombola, educação, trabalho e, renda, segurança pública, justiça, cidadania, direitos humanos, entre outros temas, foram debatidos na II Conferência Municipal de Política de Igualdade Racial. O evento foi iniciado na noite de segunda-feira (4), no Serviço Social do Comércio (Sesc), no Tomba.
O evento tem como objetivo analisar e repactuar os princípios e diretrizes aprovados na primeira conferência e avaliar a implantação do Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, participou da abertura.
Os participantes também estão analisando a realidade local e o impacto da promoção da igualdade racial no município. A palestra de abertura, com o tema "Justiça, cidadania e direitos humanos", foi proferida por Samuel Vida.
Diversas entidades ligadas à comunidade negra em Feira de Santana participam da conferência. Hoje, os trabalhos foram abertos com palestra sobre "Quilombola e Plano de Ação de Durban e Durban+10", proferida por Gilberto Roque Leal. Em seguida, a professora Olívia Santana falou sobre "Educação".
Na seqüência, será proferida palestra com o tema "Participação, Segurança Pública e Controle Social", com Josivaldo Pires. À tarde as atividades prosseguem com trabalhos de oficinas de eixos temáticos, trabalhos dos grupos de trabalhos, apresentações das propostas e eleição dos delegados, com entrega dos certificados e encerramento.
Depois serão escolhidos os delegados locais que participarão da Conferência Estadual, que vai acontecer em Salvador.