Um pouco antes, às 16h30, também será realizada, na Igreja do Rosário dos Pretos, solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras de restauração desse monumento, através de convênio entre o Governo do Estado e o Ministério do Turismo, através do Programa de Desenvolvimento Turístico do Nordeste (Prodetur 2).
Estarão presentes o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o secretário de cultura, Márcio Meirelles, o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Frederico Mendonça, e a coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo, Beatriz Lima.
Nova iluminação
A requalificação da iluminação pública do Pelourinho é uma das ações prioritárias do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, elaborado pelo Escritório de Referência do Centro Antigo (ER/CAS), unidade gerencial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Para a implantação do novo sistema de iluminação do Pelourinho foram substituídas mais de 200 luminárias, com reforço de equipamentos nos pontos mais críticos e investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão.
Desde março, as lâmpadas e os lampiões das principais ruas do Pelourinho e arredores vêm sendo substituídos por luminárias tipo Cascais, nomeadas assim em homenagem à cidade portuguesa que tem o mesmo equipamento, muito utilizado em sítios históricos por conciliar estética e funcionalidade. Com design de estilo colonial, as luminárias possuem tecnologia moderna, oferecendo mais eficiência energética, com conforto e segurança para moradores, turistas, comerciantes e frequentadores da região.