O Instituição de Ensino Superior inovadora, a FACE - Faculdade de Ciências Educacionais, sediada em Valença, a pouco mais de 100 km de Salvador, lança um curso inédito de pós-graduação (latu senso) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Trata-se da Especialização em Neuropedagogia e Psicanálise, voltado para a capacitação de professores interessados na prática educacional que leva em conta os conhecimentos de vanguarda da neurociência e da psicanálise aplicados à sala de aula, com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
A idéia, explica o filósofo e professor Dário Loureiro Guimarães, diretor da FACE, é mudar conceitos e métodos de ensino atualmente aplicados. "Os professores que participarão do curso de Neuropedaogia e Psicanálise estarão aptos a enxergar o aluno de forma holística, compreendendo os aspectos físicos, tais como as funcionalidades do cérebro, por meio dos conhecimentos da neurociência, e o espiritual, o que se passa na mente e no coração dos alunos podendo, assim, avaliar corretamente sua reação em cada situação que eles enfrentam".
A coordenadora do curso, professora Rosilda Arruda, avalia que " o curso proporcionará ao professor a base de conhecimento necessária para saber lidar com as dificuldades de aprendizado apresentadas pelo aluno. Com isso, o educador terá condições de traçar um correto diagnóstico do quadro, bem como contribuir decisivamente para solucionar problemas com impacto na formação do aluno e do indivíduo".
PROFISSIONAIS
A especialização é direcionada também para outros profissionais que atuam na área de educação, a exemplo de gestores educacionais, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Disciplinas como "As Bases Neurológicas das Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem", Fundamentos da neurologia/neurociência, Teorias de Formação da Personalidade e Psicanálise da Infância e da Adolescência irão possibilitar o conhecimento aprofundado do assunto.
"Vale ressaltar que o professor é um dos contatos mais frequentes do aluno e essa convivência possibilita um bom conhecimento da realidade que ele está vivendo. Muitas vezes, pela confiança que adquire o professor torna-se um confidente do aluno e isso favorece para que haja uma intervenção direta e proveitosa", explica o professor Dário Loureiro.
Inicialmente, o curso será oferecido no campus principal da FACE, em Valença. Posteriormente, será estendido às mais de 70 cidades baianas onde a instituição mantém campus ou parcerias com instituições locais, oferecendo ensino à distância, com aulas em tempo real.
As inscrições para a primeira turma do curso de Neuropedagogia e Psicanálise estão abertas. Poderão participar da atividade professores de outras localidades e de outros estados do país. Informações pelos telefones (75) 3641-6898 / 6899 e pelo e-mail [email protected] Para conhecer a instituição, acesse o site http://www.facebahia.com/