Salvador

PREFEITURA ATENTA À LEPTOSPIROSE ACIONA EQUIPES DE PREVENÇÃO

Veja
| 25/04/2009 às 10:15
Com a chegada das chuvas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já colocou em prática ações de prevenção contra a proliferação da leptospirose, transmitida pela urina do rato, que se não tratada pode levar a morte.

O Centro de Controle de Zoonoses tem realizado um trabalho de campo para conter o avanço dos roedores na cidade. Já foram treinados agentes de saúde para percorrerem 11 áreas de sete distritos sanitários. O trabalho já foi feito em mais de 40 mil casas de 23 bairros entre Pau da Lima e o Subúrbio Ferroviário. A visita é domiciliar e são utilizados produtos químicos na área.

O Plano de Contingência da Leptospirose tem o objetivo de reduzir os fatores de exposição ambiental, por isso tudo é feito antes da chuva. Os mutirões contra a dengue também ajudam a conter a proliferação da doença, já que na ação realizada pelos agentes de endemias são retiradas toneladas de lixo nas residências, imóveis comerciais ou terrenos visitados.    
passeio0076Preservação de calçadas
A maioria das pessoas não sabe, mas todos os donos de imóveis são responsáveis pela construção e conservação dos passeios públicos que circundam suas propriedades. A norma é estabelecida pelos códigos de Obras (Lei 3.903/88) e da Polícia Administrativa (Lei 5.503/99). Ambas as leis regulam a utilização e ocupação do solo do município, com o propósito de combater a poluição visual e manter a cidade mais organizada e harmoniosa.

A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) notifica o proprietário da obra que provoca transtornos na calçada e informa o prazo de até 15 dias para que o bem público seja recuperado. Caso a ordem seja descumprida, a multa é aplicada. Os valores são definidos pela comissão de julgamento de autos, que integra a assessoria jurídica da Sucom, e leva em consideração critérios de extensão da área danificada, o bairro, o tipo de construção e se foi realizada por dono de imóvel residencial ou comercial. Nos casos de passeios em logradou ros públicos, a solicitação de reparos deve ser feita à Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop).