Salvador

COMERCIANTES DE ITAJUIPE DENUNCIAM CRESCENTE ONDA DE VIOLÊNCIA

Uma onda de violência na cidade
| 25/04/2009 às 11:23

Em reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), Walmir Assunção, o prefeito Marcos Dantas encaminhou vários projetos sociais que vão beneficiar dezenas de famílias carentes de Itajuípe. O prefeito foi a Salvador acompanhado da a vice-prefeita, Graciela de Souza Dantas, e da titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Rosemeire Nery de Jesus Gomes. A reunião foi realizada na semana passada.


Os projetos enviados a Sedes se destinam ao atendimento de crianças em risco social, a garantir a população de baixa renda do município acesso aos serviços judiciários, e promover a segurança alimentar e nutricional das famílias carentes, investindo na produção, distribuição de alimentos e também em educação alimentar.


"O secretário Walmir Assunção mostrou-se bastante sensibilizado e garantiu que irá viabilizar as ações requeridas, atendendo aos anseios da nossa população. São projetos que, se não resolverem o déficit social em nosso município, certamente irão garantir às famílias atendidas melhores condições de sobrevivência e de cidadania", afirmou o prefeito.


Cras


O prefeito também destaca a atuação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que vem promovendo a inserção social de crianças e jovens por meio da educação, de aplicação dos programas do governo federal, como o Agente Jovem, e com a implantação de cursos de violão e de teclado para jovens de 11 a 17 anos. Já está programado o curso de papel reciclado, que deve ser iniciado nos próximos de 15 dias.


Quem também defende a importância do Cras é a coordenadora Christina Sessa. Ela destaca ainda as parcerias do órgão com outras instituições, a exemplo da Secretaria de Cultura, para atendimento dos jovens inscritos no Programa Projovem. Os alunos recebem aulas de capoeira para os participantes do programa.




Violência preocupa
 população de Itajuípe

Os altos índices de violência têm deixado preocupados os moradores de Itajuípe, localizado no sul da Bahia, a 450 quilômetros de Salvador. Nos últimos dias, o município foi tomado por uma onda de assaltos, tendo como uma das principais vítimas o comércio. Diante desta situação delicada, a Diretoria de Indústria e Comércio convocou uma reunião especial na Câmara de Vereadores a fim de discutir ações para manutenção da paz e ordem.


O Diretor de Indústria e Comércio, Jorge Caetano, disse que mesmo com as medidas adotadas pela Prefeitura não têm sido suficiente para reduzir os níveis de violência. Uma das contribuições do governo municipal foi a cessão de duas motos para a Policia Militar. "Queremos uma ação efetiva do governo estadual com a ampliação do número do efetivo de policiais", disse o diretor.


É exatamente a falta de efetivo a principal alegação do Comandante da Polícia Militar em Itajuípe, Sargento Amado Sobrinho para a melhoria do policiamento. O prefeito Marcos Dantas ressaltou que vem oferecendo a sua contribuição às policias no município, desde o início da sua primeira gestão na Prefeitura. "Cedemos computadores, acesso a Internet e apoio às ações da polícia como o fornecimento de combustível para as viaturas".