A Secretaria pretende vacinar 100% da população de idosos, equivalente a 9.484 pessoas, até o dia 8 de maio, e para alcançar a meta estão envolvidos 260 agentes em 29 postos fixos e sete móveis. Em 2008, o município superou todas as metas vacinando 103%, incluindo moradores de áreas próximas ao município. Fernando de Oliveira de 70 anos, gostou da facilidade de acesso aos postos. "Sou novo na cidade e não tive nenhum problema para encontrar uma unidade. Em minha cidade natal era complicado, além de poucos postos nem existia sinalização".
A enfermeira Ana Cristina Cordeiro alerta que os idosos são mais vulneráveis as doenças e precisam de um trabalho de preventivo. A enfermeira ressalta que a vacina não causa reações graves, apenas mal-estar e dor de cabeça em alguns casos. "Está é uma época em que a transmissão das doenças é maior e o melhor remédio é a prevenção", completa.
A Campanha é nacional e voltada para pessoas com mais de 60 anos. De acordo com o Ministério da Saúde a vacina contra a gripe em idosos reduz em 50% as complicações decorrentes do vírus. As estatísticas apontam que depois das imunizações os casos de internação por pneumonia diminuíram 30% e as mortes por agravamento dos estados gripais 40%.
Durante a campanha, a população também poderá se vacinar contra febre amarela, tétano e difteria e contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia, otite, sinusite, faringite e meningite.