Depois de debater os resultados de uma pesquisa de doutorado sobre o Centro Histórico do Pelourinho, agora a CEPI retoma o tema para pôr em discussão a situação de falta de segurança, de perda de incentivos para festas e atividades culturais, além da falta de apoio e qualificação profissional para alguns ambulantes e comerciantes locais na abordagem a turistas.
Para Clarindo Silva, representante da comunidade do Pelourinho, medidas urgentes precisam ser tomadas para que o Pelourinho não volte ao que era há 20 anos.
Foram convidados para compor a mesa do evento representantes das Secretarias de Segurança Pública, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Ação Social do Ministério Público, da Emtursa e representações das Comunidades do Centro Histórico e Pelourinho como o Sr. Clarindo Silva e Alaíde do Feijão.
Para o presidente da Comissão, o deputado Bira Corôa (PT-BA), esse debate criará elementos importantes à formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e revitalização social do Centro Histórico do Pelourinho.
A Comissão Especial de Promoção da Igualdade, procura estabelecer através desses espaços o intercâmbio de informações e acesso direto das Comunidades com os parlamentares e órgãos governamentais.
NOVA ILUMINAÇÃO
O projeto de iluminação pública é resultado de um protocolo de intenções firmado, em 2008, entre a Secretaria de Cultura (Secult) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e o Fórum Municipal para o desenvolvimento sustentável do centro da cidade.
As últimas obras de iluminação realizadas na região foram feitas ao longo das seis