Salvador

PRESENÇA DA GUARDA MUNICIPAL NAS PRAÇAS DE SALVADOR, POR NOEL TAVARES

Vide
| 16/04/2009 às 13:48

  (Por Noel Tavares0

   Para aqueles que apreciam momentos de diversão, cultura e prática de atividades físicas em praças e parques de Salvador, uma mudança significativa ocorreu na cidade. Presenteada com novas aquisições do gênero, a população de Salvador tem saudado a Guarda Municipal, pois sua presença permite maior liberdade para que os cidadãos desfrutem dos espaços de lazer com tranquilidade. Seja através de rondas ou módulos estrategicamente implantados nas praças e parques, a GMS tem realizado um eficiente trabalho para garantir a proteção ao patrimônio municipal e a prevenção à toda forma de violência.


  Na Praça da Av. Centenário, uma guarnição a pé faz o patrulhamento durante o dia e, à noite, equipes motorizadas da Guarda circulam pelo local. " A gente andava com medo, agora, os bandidos pensam duas vezes antes de atacar", ressalta Sandro Lima, garçom, frequentador assíduo da Praça.. No Parque da Cidade, bairro do Itaigara, 30 agentes da Guarda Municipal fazem o revezamento na proteção ao patrimônio público e nas ações preventivas para garantir a ordem no local. Após a implantação do módulo da GMS, em março passado, os índices de assaltos e depredação patrimonial diminuíram significativamente.


  A mesma satisfação é percebida na Praça irmã Dulce. Situada no Largo de Roma, a mesma passou por uma grande reforma que incluiu a construção de novos passeios, pista de Cooper e equipamentos de ginástica para a prática de atividade física, parque infantil, bancos, mesas de jogos, nova iluminação, além de área de convivência e paisagismo. Para garantir a tranqüilidade dos freqüentadores da praça, a Guarda Municipal do Salvador passou a ocupar o antigo módulo policial, também reformado, e conta com agentes em ação durante 24 horas, distribuídos em duplas e trios no patrulhamento a pé, além do suporte do Grupamento de Operações com Cães (GOC) e das viaturas que circulam pela área.

  O resultado deste trabalho é motivo de orgulho para as pessoas que ansiavam pela reforma. "Antigamente, a gente não podia encostar aqui que era importunado ou assaltado. Espero, como morador há mais de vinte anos, que este espaço seja preservado, pois de nada adiantaria se a praça fosse reformada e não houvesse a fiscalização de um órgão de proteção ao patrimônio público", ressalta Jurandir Bonfim Trindade, 52 anos, aposentado e morador do bairro do Uruguai.

  De acordo com o Guarda Municipal José Caio Falcão, uma das dificuldades do trabalho da GMS no local é justamente a conscientização das pessoas para a preservação do patrimônio público, "presenciamos com freqüência o mau uso dos equipamentos e por vezes, temos que pedir que não deteriorem a vegetação. É uma questão de consciência cidadã." Sobre o trabalho de prevenção à violência, o GM afirma que a presença da Guarda Municipal reflete diretamente nos dados estatísticos: "desde que estamos aqui não houve sequer uma ocorrência de assalto".

  De acordo com o Secretário de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP), Fábio Mota, " a nossa intenção é preservar o patrimônio público e adotar medidas preventivas de valorização do cidadão, seja com a GMS, com as câmera nos ônibus, com mais iluminação nas ruas e avenidas da cidade, além das câmeras que serão instaladas em diversos pontos da capital baiana. O Secretário acrescentou também que ainda esta semana, no dia 17, um novo módulo da Guarda Municipal do Salvador será implantado na Boca do Rio, ao lado do posto da SALVAMAR.