Vide
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Reparação, promove nos dias 14, 15 e 16 de abril, a II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O evento será realizado no salão Xangô, do Centro de Convenções do Estado da Bahia.
A II Conferência será iniciada às 18h, com a palestra magna: "Os avanços, desafios e perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial", proferida pelo senador Paulo Paim (PT - RS), autor do projeto que cria o Estatuto da Igualdade, em tramitação no Congresso Nacional.
A solenidade contará com a presença do prefeito João Henriques de Barradas Carneiro, do vice-prefeito, Edvaldo Brito, da secretária da Reparação, Maria Alice Silva. A noite será marcada ainda, por um show do cantor e compositor Lazzo Matumbi.
PLANO MUNICIPAL
A II Conferência de Promoção da Igualdade reunirá delegados da sociedade civil e representante do governo municipal com o objetivo de analisar e repactuar os princípios e diretrizes aprovadas na I Conferência, assim como apresentar indicativos para a construção do Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Com base nos relatórios demonstrativos dos órgãos, os delegados terão condições de detectar os avanços alcançados dos últimos quatro anos.
Para direcionar os debates foi escolhido como tema: "Os avanços, os desafios e as perspectivas das políticas públicas municipais de promoção da igualdade racial". "O encontro é uma oportunidade singular para esta cidade, que é negra, avaliar e ampliar as propostas de políticas afirmativas da gestão do prefeito João Henrique", afirmou a secretária Maria Alice Silva.
"Já temos resultados positivos comprovados, porém os desafios ainda são grandes", assinalou. Entre os resultados positivos da gestão a secretária apontou iniciativas como o Programa de Revitalização dos Territórios Culturais de Matrizes Africanas, o Selo da Diversidade, o PCRI - Programa de Combate ao Racismo Institucional, o Observatório da Discriminação Racial e da Violência Contra a Mulher, as políticas de Saúde da População Negra e a aplicação do ensino da cultura afrobrasileira nas escolas municipais, desenvolvidas por diversas secretarias da prefeitura.
O encontro terá a participação de delegados e convidados. Terão direito a voto, os 232 delegados escolhidos nas mini-plenárias. Estes representam as áreas de: gênero, indígena, religiosidade, capoeira - angola - regional, juventude, quilombos, classe-sindicato, GLBT, associação de bairro, portador de necessidades especiais e movimento negro. Os 68 delegados indicados pelos diferentes órgãos da administração municipal também poderão votar. Para mais informações, acesse o site www.reparacao.salvador.ba.gov.br, ou o e-mail
[email protected].