Feira de Santana vai contar com mais uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) que trabalha com a ressocialização de jovens autores de atos infracionais. Na próxima terça-feira (14), às 8 horas, será lançada a pedra fundamental da nova construção, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Desenvolvimento Social, Valmir Assunção, do diretor da Fundac, Walmir Mota, juristas, militantes dos direitos da juventude e entidades que atuam na área.
A nova Case terá o investimento de R$ 10,7 milhões, recursos oriundos do Governo do Estado e do Ministério da Justiça. Funcionando exclusivamente para medidas de internação, atenderá a 90 jovens em conflito com a lei. A unidade já existente, a Casa de Atendimento Socioeducativo Juiz Melo Matos, será destinada apenas para internação provisória.
Serão construídos alojamentos provisório e permanente, espaços para cursos de qualificação profissional, ginásio coberto com vestiários, centro ecumênico, refeitório, área de visitação e pátio de lazer. Toda a edificação foi planejada dentro de um novo conceito de integração e conforto, recomendados pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
A previsão para construção do espaço é de 360 dias, na área ao lado da Casa de Atendimento Socioeducativo Juiz Melo Matos, no bairro SIM.
Unidade de semiliberdade
Ainda este mês, no dia 27, também em Feira de Santana, começa a execução das medidas socioeducativas de semiliberdade. O novo centro, especialmente voltado para esta modalidade, já está pronto para receber os adolescentes sentenciados. O serviço, que faz parte do Projeto Recomeço, é fruto de convênio entre a Fundac e a ONG Crescer Cidadão.
Esta semana começou a capacitação dos funcionários da unidade, que terá uma equipe composta de pedagogo, psicólogo, assistente social, advogado, educadores entre outros profissionais. A nova instituição terá capacidade de atender até 20 adolescentes. A unidade de semiliberdade fica na Rua Felinto Marques Cerqueira, no bairro de Capuchinhos.