Salvador

MORRE JONATAS CONCEIÇÃO DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ILÊ AIYÊ

Vide
| 03/04/2009 às 13:45
Jonatas era professor da UNEB e roteirista de programas do IRDEB
Foto: Foto: Arquivo
 A Associação Cultural Ilê Aiyê comunica com muita tristeza o falecimento de Jonatas Conceição, diretor da entidade, um dos fundadores do Movimento Negro Unificado na Bahia (MNU) e professor da Universidade do Estado da Bahia/UNEB.

Sempre ligado à questão sócio-educacional, foi um dos responsáveis pela implantação do Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê, que tem como objetivo qualificar a educação dos jovens negros baianos, colaborando também para a elevação de sua auto-estima.

Jonatas era Professor da UNEB, onde lecionava no curso de Letras Vernáculas, no Campus de Euclides da Cunha. Foi roteirista de programas educativos da Rádio Educadora FM e coordenador de produção do programa radiofônico Tambores da Liberdade, voltado para a cultura afro-descendente. Como escritor e poeta ativista, mostrava, com sua arte, os traços da Literatura Negra. Publicou, em 1984, o livro Miragem de Engenho; em 1989, o livro Outras Miragens; em 1992, escreveu o ensaio "Reflexões sobre o Ensino de Português para a Escola Comunitária".

Jonatas Conceição nasceu em 8 de dezembro de 1952. O seu sepultamento será às 16 horas desta sexta-feira, dia 3 de abril, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.