Estudantes, professores e funcionários da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), localizada na Avenida Luis Viana Filho (Paralela), serão os principais beneficiados com a instalação da nova passarela localizada nas proximidades da instituição de ensino. O equipamento foi inaugurado na manhã desta terça-feira (31), pelo prefeito João Henrique Carneiro, como parte das comemorações pelo aniversário da cidade e vai facilitar o acesso de pedestres às extremidades da via.
"Essa passarela não servirá apenas à FTC, mas a toda a comunidade, porque vai salvar vidas e fazer com que o tráfego flua melhor", afirmou o prefeito. Ele destacou que atualmente mais de 600 mil carros circulam na cidade e a previsão, neste tempo de crise, é de cerca de 35 mil novos carros por ano a mais nas ruas da capital baiana, o que requer constantes políticas e estratégias urbanas para amenizar os problemas de tráfego. "A cada nova passarela criada é retirada uma sinaleira. Bom para o trânsito, melhor para o pedestre", lembrou João Henrique.
O presidente da FTC, Willian Oliveira, falou da trajetória da instituição, da preferência pela área para a implantação do campus e da utilidade que o novo equipamento trará, especialmente, para os cerca de 5 mil alunos e os 3 mil funcionários que a faculdade possui. "Desejamos que o seu uso traga mais segurança e conforto".
Diante da obra de 220 metros de extensão, o secretário municipal dos Transportes e Infraestrutura, Almir Melo, reforçou que a parceria da Prefeitura com entidades privadas vem gerando bons resultados, a ponto de desencadear outras ações. "Estamos discutindo o melhor formato para implantar aqui um projeto piloto de transporte público para reforçar as linhas de transporte coletivo à noite nos horários de saída dos alunos", informou o secretário. Segundo ele, a proposta é iniciar na FTC e ampliar para outras instituições de ensino superior.
Recordando os frequentes acidentes que ocorriam no local, especialmente do atropelamento que matou uma colega há quatro anos, o aluno de Engenharia Ambiental e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da faculdade, André Fraga, comemorou a instalação da obra. "Esse equipamento vai contribuir com a evolução do nosso espaço".