Salvador

MISSA NA IGREJA DA GRAÇA MARCA 460 ANOS DE SALVADOR E 500 DE CARAMURU

Vide
| 29/03/2009 às 12:15
Godinho, Edivaldo, prefeito João Henrique e secretário Fernando Scmidt, na missa da Graça
Foto: Foto: BJá
  Uma missa concelebrada pelos freis dom Miguel Dias e dom Bernardo, ambos beneditinos, marcou o aniversário dos 460 anos da cidade do Salvador e 500 anos de presença de Diogo Álvares, o Caramuru, neste domingo, 29, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Salvador, com presenças do prefeito João Henrique e do secretário Fernando Scmidt, representante do governador Jaques Wagner, e do vereador Pedro Godinho.

  O evento reuniu representantes do bairro da Graça, uma das manchas matrizes da cidade do Salvador, quando ainda era vila, e evocou a instalação da capela original em louvor a Senhora da Graça, erguida por Diogo Álvares, o Caramuru, e sua esposa, Catarina du Brézil, depois, Catarina Paraguaçu (original Catarina Paraguassú) naquele sitio histórico, inicialmente no cume da Barra (ex-sede da casa de Clemente Mariani) e depois no altiplano do atual bairro da Graça.

   É nesta igreja atual de Nossa Senhora da Graça, mosteirinho que data do século XVII e não tem nada com a primeira capela original de Diogo e Catarina, que está sepultada a mãe do Brasil, Catarina Paraguaçu, onde o frei dom Miguel deu as graças a Deus aos presentes na data de aniversário da cidade.

   Dom Miguel destacou, também, a identificação do povo baiano como de todas as raças, falou da miscigenação nacional a partir de Diogo e Catarina, e disse que, na atualidade e sempre, o importante é o compromisso com a verdade e a justiça. "É preciso provar ao mundo que ainda há esperança construindo a cada dia uma sociedade responsável", comentou em sua homilia.

  O prefeito João Henrique recebeu os parabéns da cidade por seus 460 anos e destacou o trabalho que vem realizando em prol dos baianos de Salvador.

  Também presente ao evento a soprano Syrene Paparotti, que interpretou o hino à cidade, o historiador Cristovão de Ávila, secretários municipais e a direção da Amorgraça e seus filiados, sob o comando de Flávio de Paula, o qual, agradeceu a presença de todos no evento.