Salvador

DOM GERALDO APRESENTA RENÚNCIA FORMAL AO VATICANO AO COMPLETAR 75 ANOS

Vide
| 29/03/2009 às 20:18
Dom Geral é cardeal primaz do Brasil desde janeiro de 1999 com morte de Dom Lucas
Foto: Foto: Arquivo

   O Arcebispo-Primaz do Brasil, D. Geraldo Majella Agnelo, teria apresentado sua renúncia ao Vaticano, segundo informa a colunista Sonia Racy, do blog Direto da Fonte do jornal O Estado de S. Paulo. O procedimento faz parte das obrigações do cardeal quando ele completa 75 anos.

  Ainda não foi confirmada a data de aposentadoria. O cargo de Arcebispo-Primaz é o mais importante no país e tem sede em Salvador. De acordo com o blog, estão sendo os cotados para o lugar de D. Geraldo:  D. Raymundo Damasceno, de Aparecida (SP), e d. Walmor de Azevedo, de Belo Horizonte (MG). O bispo Azevedo é baiano e já atuou durante anos em Salvador.


   Cada vez que um primaz se aposenta, o assunto domina dez de cada dez conversas entre os bispos. Afinal, trata-se do cargo mais importante da Igreja no País.

Entre os cotados para o lugar estão d. Raymundo Damasceno, de Aparecida, e d. Walmor de Azevedo, de Belo Horizonte. Este último tem a seu favor o fato de que é baiano e já atuou durante anos em Salvador.


   Dom Walmor é natural de Coco, Oeste da Bahia, e atuou na diocese baiana como bispo auxiliar ainda na época do cardeal Dom Lucas Moreira Neves, ascendendo à condição de arcebispo e ocupando a arquidiocese de Belo Horizonte. 

    DOM GERALDO

    Dom Geraldo Majella Agnelo, assim como seu antecessor, Dom Lucas, é natural de Minas Gerais, da cidade de  Juiz de Fora e nasceu em 19 de outubro de 1933l. Filho de Antonio e Silvia Agnelo, foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1957, aos 23 anos.

Foi eleito bispo de Toledo, Paraná, aos 44 anos, em 5 de maio de 1978, recebeu a ordenação episcopal na Catedral de São Paulo, no dia 6 de agosto de 1978, no mesmo dia e na mesma hora do falecimento do Papa Paulo VI, pelas mãos de Dom Frei Paulo Evaristo Cardeal Arns O.F.M., Dom Benedito de Ulhôa Vieira e Dom Angélico Sândalo Bernardino.


     Foi elevado a Cardeal da Santa Igreja no consistório de 2001, com o título presbiteral de São Gregório Magno na Via Magliana Nova. Sua Eminência o Cardeal Geraldo Majella Agnelo é, desde 1999, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.

     Cardinalato

    
Foi elevado a Cardeal da Santa Igreja no consistório de 2001, com o título presbiteral de São Gregório Magno na Via Magliana Nova.

  • Membro do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes
  • Membro do Pontifício Conselho dos Bens Culturais a Igreja
  • Presidente da CNBB (2003-2007).

Foi cardeal eleitor no Conclave de 2005 que elegeu o Cardeal alemão Joseph Ratzinger Papa Bento XVI.