"É um serviço importante para aumentar a capacidade de atendimento e a qualidade da assistência. A população do subúrbio é muito grande, tem carência e acredito que esta (Clínica de Hidratação) vai ser a de maior procura", definiu o secretário Jorge Solla. Outras áreas da periferia de Salvador também terão salas de hidratação, que estão sendo estruturadas nas cinco Unidades de Emergência da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) em Plataforma, Pirajá, São Caetano, Cajazeiras e Curuzu.
A Clínica de Hidratação do João Batista Caribé conta com sala de consulta/atendimento, sala de Procedimentos com três macas e sala de Hidratação com 16 poltronas para aplicação de soro. São cerca de 60 funcionários, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem contratados pela Osid - Obras Sociais Irmã Dulce - como informaram a superintendente, Maria Rita Lopes Pontes, e o diretor administrativo da Osid, Paulo Bittencourt. Também vão atuar ali três médicos e seis enfermeiros da Marinha - o capitão-de-fragata Figueiredo participou da solenidade de inauguração.
"Esse equipamento vai contribuir muito para agilizar o cuidado com os pacientes em um local com grande demanda por ser o único hospital público de Emergência na região", ressaltou a diretora, Letícia Carvalho. O Hospital João Batista Caribé também ganhou climatização na Emergência e o serviço de Internação Domiciliar, que começou a funcionar ali esta semana.
Depois de inaugurar a Clínica de Hidratação, Jorge Solla, em companhia do subsecretário Amauri Teixeira e da superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologias em Saúde, Gisélia Santana Souza, inspecionou as obras do Hospital do Subúrbio, que está em fase de implantação das fundações.