Para uma ação mais efetiva no combate à dengue em Feira de Santana, o deputado Zé Neto sugeriu a realização de uma mobilização social no município e destacou a necessidade de identificar a existência de desvio de função dos agentes de combate a endemias, uma vez que a dengue assusta a comunidade feirense.
Diante da sugestão do deputado feirense, de promover mobilização social na cidade no combate à dengue, o secretário Jorge Solla apontou a possibilidade de serem feitas ações com articulação municipal e mesmo regional que mobilizem as microrregiões, e garantiu a montagem dos postos de hidratação nos hospitais Clériston Andrade e Dom Pedro de Alcântara.
"Do ponto de vista da assistência, vamos fazer, em Feira de Santana, ações estruturais como fizemos em Itabuna, Jequié, Ilhéus e estamos fazendo em Salvador, capazes de dar uma resposta mais imediata. Vamos articular a montagem das salas nesses dois hospitais e estamos à disposição para ajudar no que for possível", enfatizou Solla informando aos presentes a realização de uma nova videoconferência sobre dengue na próxima quarta-feira, 25, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).
Para a diretora do Hospital Clériston Andrade, Edilma Reis, a reunião foi "um momento ímpar, em que estivemos todos com o mesmo objetivo: a saúde em Feira de Santana como um todo".
O aumento do teto do repasse de recursos do Ministério da Saúde para Feira de Santana e municípios referenciados de R$ 52 milhões para R$ 78 milhões também foi debatido na reunião. Com base no novo teto, sugeriu o secretário Jorge Solla, deverá ser feita uma nova programação, pelo município, para o Hospital Clériston Andrade, único de referência em atendimento de emergência na região.
Ao final da discussão, ficou acertada a realização de uma nova reunião, desta vez entre as duas Secretarias de Saúde (estado e município) e a direção do Dom Pedro de Alcântara.
Também estiveram presentes o secretário de Saúde de Feira de Santana, João Carlos Cavalcante, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Joanice Soares; a diretora da 2ª Dires, Iraci Leite; o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Outram Borges; e a representante do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Zênia Araújo. Da Sesab, participaram o subsecretário e diretor Geral em exercício, Amauri Teixeira; os superintendentes de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), Andrés Alonso, e de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte; e a diretora Conceição Benigno, da Suregs.