Salvador

SETE MÉDICOS DA AERONÁUTICA AJUDAM NO COMBATE À DENGUE EM ITABUNA

Vide
| 19/03/2009 às 13:20
O secretário Solla e o ministro Temporão no lançamento da campanha
Foto: Foto: Agecom

  Uma equipe formada por sete médicos e sete profissionais de enfermagem da Aeronáutica chega à Itabuna, onde encontra a imprensa às 14h30min no Pronto Atendimento Valdenor Cordeiro, uma unidade de hidratação montada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), junto à sede da 7ª Diretoria Regional de Saúde (7ª Dires). Eles serão recebidos pelo diretor de Regulação da Sesab, Ricardo Gouvêa, que se encontra em Itabuna coordenando os trabalhos de enfrentamento da dengue por determinação do secretário da Saúde, Jorge Solla.

 

Amanhã (sexta, 20), às 9 horas, os profissionais da Aeronáutica se reúnem no auditório do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia, com o diretor de Regulação. "Vamos distribuir o pessoal, de acordo com o perfil de cada um, pelos locais de atendimento não só em Itabuna, como também em Ilhéus, Floresta Azul e Barro Preto". Segundo Gouvêa, ainda amanhã, só que durante a tarde, chegam mais quatro médicos, integrantes do corpo do Exército. O envio de profissionais de saúde das Forças Armadas é uma estratégia do Ministério da Saúde para reforçar o combate à dengue nos municípios onde há maior incidência de casos da doença.

 

Na segunda-feira, o secretário Jorge Solla se reuniu com representantes das Forças Armadas para discutir detalhes do apoio dado pelos profissionais - infectologistas, clínicos, pediatras, atendentes de enfermagem - que ficarão à disposição da Sesab, obedecendo a um cronograma de atendimento aos municípios de Itabuna e Salvador. Em Salvador, os profissionais irão compor as equipes dos postos de hidratação que funcionarão nos hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos e João Batista Caribé. Hoje à noite, parte dos profissionais recebe treinamento no Hospital Roberto Santos.

 

HOSPITAL CARIBÉ

O secretário da Saúde do estado da Bahia, Jorge Solla, visitou, hoje (quinta, 19), o Hospital João Batista Caribé (HJBC), em Paripe. Acompanhado do subsecretário da Saúde, Amauri Teixeira, e do superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte, ele percorreu as áreas externas do hospital e definiu o local onde será instalado um Posto de Hidratação voltado para o atendimento emergencial a pacientes com suspeita diagnóstica de dengue que demandem assistência médica e observação.

 

Outros dois Postos de Hidratação - ou tendas de hidratação, como também são chamados os postos equipados com poltronas de hidratação e macas - estão sendo montados no HGE (Hospital Geral do Estado) e Hospital Roberto Santos, e deverão ser inaugurados já neste sábado, dia 21. O objetivo, segundo o secretário Jorge Solla, é prestar o primeiro atendimento necessário no caso de suspeita de dengue, que é a hidratação. "No Rio de Janeiro, quando da forte epidemia ocorrida no ano passado, a montagem de postos de hidratação contribuiu para evitar muitas mortes e agilizar o atendimento emergencial. A hidratação é a coisa mais importante a fazer diante dos primeiros sintomas da doença", afirmou.

 

As áreas reservadas para a instalação do Posto de Hidratação nos três hospitais são de fácil acesso. No caso do HJBC, fica junto à entrada da Emergência, como informou a diretora do hospital, Letícia Carvalho. Amanhã (sexta, 20), lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário se reúnem com a equipe do Serviço Social para se inteirarem acerca de ações de prevenção, sinais e sintomas da dengue e risco de dengue hemorrágica. As informações deverão ser divulgadas junto à população local, a fim de evitar o surgimento de novos casos e orientar sobre o que fazer diante da suspeita de dengue, inclusive em casos que demandem uma assistência mais urgente.