O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, enviou ao Ministério Público, voluntariamente, um relato completo de tudo o que vem sendo feito em Feira de Santana para combater a dengue.
Os relatórios foram enviados para as promotoras Itana Viana, coordenadora do Grupo de defesa da Saúde do Ministério Público, e Nayara Valtércia Gonçalves Barreto, coordenadora do Ministério Público em Feira de Santana.
"O Ministério Público tem revelado uma preocupação especial com a questão da dengue e nós decidimos adiantar para as promotoras todas as nossas ações que estamos colocando em prática para reforçar a luta contra a doença", frisou o prefeito. BALANÇO
Ao tomarmos conhecimento da justa preocupação do Ministério Público com o desempenho dos gestores municipais no combate à dengue, decidimos enviar-lhe informações sobre as providências que temos posto em prática para reforçar a prevenção, certos de que estamos cumprindo com o nosso papel de, tanto proteger, quanto conscientizar a comunidade de que esta responsabilidade é de todos.
Campanha publicitária
Desde o dia 27 de fevereiro que o governo municipal reforçou a divulgação de informações sobre a dengue, com veiculações no boletim diário produzido pela Secretaria de Comunicação Social, entrevistas e uma campanha publicitária no rádio e na TV.
Monitoramento em hospitais
A Secretaria Municipal de Saúde faz um monitoramento diário em todos os hospitais da cidade, para detectar precocemente qualquer possível caso grave da doença e adotar as imediatas providências.
Há ações desenvolvidas nos plantões epidemiológicos na rotina e nos finais de semana.
O objetivo é fazer a busca ativa de casos nos principais hospitais de referência: Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) Hospital da Criança São Matheus Emec Unimed
Capacitação de profissionais
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, há 15 dias, mais um seminário de aperfeiçoamento para profissionais de saúde sobre a dengue, além de distribuir boletins e baneres com informações científicas a respeito do manejo clínico para pacientes vítimas da doença. O governo municipal também teve a iniciativa de realizar um encontro com secretários de Saúde de municípios circunvizinhos, fomentando uma ação conjunta no combate à dengue em toda a região.
Convocação de agentes
O prefeito Tarcízio Pimenta publicou uma portaria, na imprensa, convocando imediatamente para o trabalho de campo agentes de endemias que estejam em desvio de função. Determinou também que terão o ponto cortado aqueles que não obedecerem ao chamamento.
Caravana de Combate
O governo municipal também criou, desde 1º deste mês, a Caravana de Combate à Dengue. Tratase de um esforço concentrado contra a doença nos bairros com maior número de notificações. A caravana é formada por profissionais de saúde e pessoal da Secretaria de Serviços Públicos, levando informações aos moradores, recolhendo vasilhames descartados aleatoriamente,conclamando a população a fazer sua parte.
Comitê Gestor
O governo municipal também criou um Comitê Gestor de Combate à Dengue, composto de órgãos públicos e a sociedade civil organizada, que se reúne às segundas-feiras, para traçar as estratégias que serão desenvolvidas durante a semana na guerra contra a doença.
Disque-Dengue
O governo municipal também criou o disque-dengue, um número específico para que a comunidade comunique qualquer suspeita de foco ou de paciente vitimado pela doença. O serviço é gratuito por meio do número 0800 284-6656.
|