Salvador

TEMPORÃO CHEGA SEGUNDA PARA VER A DENGUE E WAGNER AJUDA ITABUNA

Vide
| 13/03/2009 às 18:12
Prefeito Azevedo, Jorge Solla e o governador Wagner em ação conjunta em Itabuna
Foto: Foto: Manu Dias
  Setenta novos leitos hospitalares foram entregues, nesta sexta-feira (13), para o atendimento dos pacientes com dengue no município de Itabuna e outros 80 leitos serão disponibilizados nos próximos 60 dias, perfazendo um total de 150 novos equipamentos. A iniciativa faz parte do auxílio do Estado ao município, que decretou situação de emergência a partir do diagnóstico de mais de três mil casos de dengue e a comprovação de 15 mortes pela doença.
 

  Em visita ao município, o governador Jaques Wagner fez a entrega de 20 leitos da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Medlej, depois inaugurou uma unidade de Pronto Atendimento (PA), com 30 leitos para hidratação de pacientes com dengue na 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), entre eles, um de reanimação.

Em seguida, foram entregues mais 21 leitos no Hospital São Lucas, este, retomando o atendimento público, após permanecer desativado por alguns meses. O investimento total nos novos leitos é de R$ 5 milhões.


  Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, que transferiu o gabinete da Sesab há uma semana para Itabuna, mais leitos serão inaugurados na cidade nos próximos 60 dias. "Está prevista a entrega de mais 80 leitos para o Hospital São Lucas, além disso, logo chegarão também equipamentos como ventiladores e respiradores, para ajudar na reanimação de pacientes", garantiu.


  A entrega dos leitos é uma das ações de responsabilidade do Estado para controlar a epidemia de dengue na Bahia. Entre as ações realizadas há mais de dois anos estão a capacitação de agentes de endemia, a aquisição de novos equipamentos para as ações em campo, além da assessoria técnica e a orientação à população. Os municípios são responsáveis pela execução das ações, a contratação dos agentes e a fiscalização da mobilização popular.


  AJUDADO MUITO

  "Nós contamos com o apoio dos governos federal e estadual para superar esse problema. O Estado tem nos ajudado muito nesse momento de calamidade por que passa Itabuna", declarou o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo.


  Segundo o governador Jaques Wagner, "o Ministério Público vai apurar as responsabilidades do abandono a que a cidade de Itabuna foi exposta e a população da cidade precisa saber o que foi feito das ações de combate à dengue na cidade", alertou. De acordo com Wagner, o Governo do Estado está fazendo a sua parte auxiliando os municípios mais atingidos pela doença.


  "Nós não alardeamos a situação, mas não encobrimos nada. Eu, como governador, faço questão de estar aqui, presente, para avaliar a real situação da cidade e verificar as providências que estão sendo tomadas pela Sesab", afirmou Wagner.

Outros seis municípios decretaram situação de emergência no Estado (]equié, Jacobina, Irecê, Porto Seguro, Ipiaú e lhéus). Juntos, eles concentram 60% dos casos de dengue da Bahia.


  AVALIAÇÃO
 

  O vice-prefeito e secretário de Saúde, Antônio Vieira considerou importante a visita do governador Jaques Wagner a Itabuna onde veio verificar pessoalmente a situação da dengue. Anunciou que na próxima segunda-feira, 16, estará com o prefeito Capitão Azevedo numa audiência em Salvador, com a presença inclusive do ministro da Saúde José Gomes Temporão para ver outras ações emergenciais no combate à dengue e o projeto de cobertura dos canais a ser implementado em parceria com o governo do estado.

  Lembrou que durante a sua visita a Itabuna, o governador verificou a aplicação dos recursos em ações como a reabertura do Hospital São Lucas, que disponibiliza 21 leitos para atendimentos de referência a pacientes com dengue e também do Pronto Atendimento Valdenor Cordeiro, que funciona no Centro de Saúde José Maria Magalhães, no antigo Sesp. Também foi inaugurada pelo governador uma nova UTI do Hospital Calixto Midjel.

  Antônio Vieira anunciou que a partir da negociação para contratação emergencial de médicos e pessoal de apoio, inclusive técnicos de enfermagem visando substituir os mais de 300 demitidos na Saúde durante a transição de governo,  será possível agora a reabertura de todos os postos de saúde ampliando assim a linha de frente do combate à dengue em Itabuna.


  Anunciou ainda o lançamento de um edital para a contratação de mais 100 agentes de endemias que vão atuar no combate à dengue nos diversos bairros. Com isso será ampliada para mais de 300 profissionais a equipe de inspeção domiciliar através de um contrato temporário, com a chamada dos que não foram aproveitados no concurso realizado ano passado.