Vide
Nesta sexta-feira (13), com a presença do governador Jaques Wagner, em Itabuna, o Estado anunciou novas medidas emergenciais para controlar a dengue e entregou ao município, através da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), 60 novos leitos hospitalares em três unidades de saúde, para o atendimento dos pacientes.
Wagner constatou a situação lamentável em que se encontra o município, em que 60% das casas da periferia contêm criadouros do mosquito "aedes aegypti".
A administração atual denuncia que os gestores que a antecederam desviaram R$9milhões em recursos da União destinados ao combate à doença.
A situação só não foi pior, disse Wagner, "porque foi suspenso o repasse de verbas nos últimos meses de 2008, ante às várias irregularidades cometidas pela gestão municipal".
PROGRAMA
A programação prevê visitas a unidades de referência para dengue (no São Lucas e no antigo Sesp). Ele ainda entrega a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho.
O governo estadual já investiu mais de R$ 2 milhões em equipamentos e estrutura para melhorar a atenção às vítimas da dengue em Itabuna, Ilhéus e Floresta Azul. Os investimentos maiores têm sido na estruturação de unidades de reidratação.