O trabalho foi objeto de uma avaliação realizada pela Defesa Civil com as entidades participantes no Centro Social Urbano. O modelo do mutirão será aplicado no domingo, dia 8, numa ação similar no Jardim Primavera, uma outra área com elevada densidade populacional, onde será implementada uma ação de caráter emergencial.
Para o presidente da Associação de Moradores Juscelino, o Paraqueda, o esforço foi extremamente positivo e possibilitou uma varredura contra focos da dengue em todo o bairro: "Fizemos um verdadeiro corpo a corpo visitando imóveis e entregando panfletos educativos sobre a dengue. Também fizermos vistorias em prédios, casas e terrenos baldios com o objetivo de detectar focos do mosquito".
PONTOS CRÍTICOS
Um relatório aponta dezenas de pontos críticos detectados em todas as ruas, bem como os problemas encontrados e as respectivas soluções, ou seja, a retirada do material - pneus, lixo acumulado e outros depósitos de água encontrados-, além de aplicação de larvicida em tanques descobertos.
Segundo Sérgio Fontes, do Departamento da Juventude da Secretaria de Assistência Social e integrante da ong Força Jovem o êxito do trabalho se deve ao esforço dos voluntários, com mobilização de dezenas de moradores do bairro, além de 80 representantes da Força Jovem, 50 policiais militares e 30 agentes de endemias e de saúde, que também participaram da operação. Para ele o mais importante do mutirão foi o esforço educativo visando sensibilizar a população para o problema da dengue, uma doença que mata e que precisa ser contida com o ataque aos focos do seu principal vetor o mosquito aedes aegipty.
(Por Kleber Torres; Foto: Waldyr Gomes)
RECADASTRAR
SERVIDORES
Priorizar a situação dos servidores municipais promovendo uma maior motivação, o bem-estar social e oferecendo melhores condições de trabalho para que também eles possam prestar um serviço público de qualidade à população. Este foi um dos compromissos de campanha do prefeito Capitão Azevedo, que será colocado em prática a partir do recadastramento dos cerca de 4.500 servidores da Prefeitura de Itabuna. O recadastramento terá inicio na próxima terça-feira, 10, das 9 às 17 horas no Caic, bairro São Caetano. Além de seguir a ordem alfabética dos funcionários, o processo funcionará com hora marcada. Toda uma infraestrutura foi montada no local para atender o servidor.
De acordo com o secretário Municipal de Administração, Gilson Nascimento, este será um cadastro completo que permitirá a sistematização integral da leitura do perfil profissional de cada servidor. A proposta pretende também descobrir seu grau de satisfação e seu contexto ocupacional para, a partir daí a Prefeitura elaborar um plano de ação para atender as demandas identificadas e com isso desenvolvimento de um processo de acompanhamento continuo.
"Com essa ação esperamos otimizar os serviços prestados à coletividade e os custos orçamentários através da melhor distribuição dos servidores nos espaços ocupacionais", explicou o secretário. Ele adianta que é meta da atual gestão, promover atividades sócio-educativas e de saúde preventiva para os servidores "como forma de estimulo e motivação no trabalho, além de seu bem estar pessoal e profissional".
O recadastramento que está sendo realizado numa ação conjunta entre as secretarias municipais de Administração e de Planejamento terá como público alvo todos os servidores municipais da administração direta, indireta incluindo as fundações Marimbeta e de Cultura e Cidadania, além dos pensionistas, aposentados e inativos.
Cada um dos servidores responderá um questionário que será enviado ao Departamento de Tecnologia de Informação e depois será avaliado pela psicóloga Jana Lyra. Integram a equipe, além dos secretários Gilson Nascimento (Administração) e Maurício Athayde (Planejamento), os diretores Osmundo Santos do Departamento de recursos Humanos, a chefe de acompanhamento do servidor Tânia Barreto e a assistente social Emanuela Spinola.
(Por Rosi Barreto)