O call center, serviço pioneiro na área de saúde do município, funcionará diariamente das 8 às 18 horas no Núcleo de Gestão da Informação da SMS, no Comércio. Os 20 atendentes estão capacitados para responder sobre as dúvidas dos cidadãos. O prefeito João Henrique convoca a população a utilizar o sistema de informação, denunciando os focos de propagação da dengue. "Esta é mais uma iniciativa da Secretaria da Saúde e nós pedimos a toda a população que disque 160 e informe os locais onde podem existir focos da doença".
Salvador é a terceira cidade mais populosa do país e tem a penúltima renda per capita. Os esforços da SMS são para que a cidade não sofra uma epidemia, estando atualmente em situação de alerta. Segundo o último Levantamento do Índice de Aedes Aegypti (Lida), realizado em fevereiro, o índice de infestação na capital é de 3,8. De acordo com o Ministério de Saúde, a situação passa a ser preocupante quando este índice ultrapassa a média de 3,9.
Mutirão
Na última terça-feira (dia 3), a SMS iniciou o mutirão de limpeza, com apoio da Limpurb, nas residências no bairro de Mata Escura. Os 25 agentes percorreram as ruas do bairro e, cumprindo a determinação judicial, entraram em duas casas abandonadas onde foram encontrados materiais inservíveis, como garrafas, latas e outros objetos, que permitem a concentração de água e entulho. Durante esta semana os agentes vão percorrer as 40 ruas do bairro. A estimativa é que a cada 100 casas, entre sete e oito possuam a larva do mosquito.
A operação conta com o apoio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), responsável pela vistoria de esgotos e asfalto, e da Limpurb que faz o recolhimento do lixo encontrado nas residências. Também colaboram com o mutirão os guardas municipais da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), que atuam de forma preventiva em caso de resistência de algum morador, vizinho de casas abandonadas ou fechadas há muito tempo. A ação será contínua até atingir todas as áreas de risco do município.
Além dos serviços de informação e de limpeza, a Prefeitura realiza visita de rotinas nas residências, identificando focos de dengue e orientando os moradores sobre formas preventivas. Atualmente, 1.448 agentes atuam na operação, mas, segundo a SMS, mais 600 profissionais aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura em março do ano passado, reforçarão a equipe. Desse total, 250 já foram convocados e estão em fase de treinamento.