A solenidade de abertura será realizada na sexta-feira (6), às 9h, na Câmara de Vereadores do município de Vitória da Conquista, região Sudoeste do estado. Estarão presentes o superintendente regional do Incra/BA, Luiz Gugé Santos Fernandes, o Reitor da Uesb, Abel Rebouças, estudantes, docentes, autoridades do município e representantes de movimentos sociais.
O curso tem duração prevista de três anos. Este é sexto curso técnico de ensino médio voltado para estudantes da reforma agrária em andamento na Bahia, o que totaliza a oferta de 605 vagas, por meio de parcerias firmadas com universidades públicas.
Só com a Uesb é o terceiro curso implantado. Além do Técnico em Enfermagem, estão em andamento os cursos de Técnico em Agropecuária e em Gestão em Agropecuária. No ano passado, ocorreu a formatura da turma de 55 estudantes oriundos da reforma agrária, em Saúde Comunitária, também fruto de uma parceria com a Uesb.
Disciplinas
A ementa do novo curso, além das matérias exigidas para o nível médio em técnico em enfermagem, ainda inclui disciplinas voltadas para a saúde no campo. Entre elas, está o aprendizado na manipulação de ervas e de uma disciplina específica para o cuidado, prevenção e tratamento de doenças mais comuns no campo.
Pronera
O Pronera tem contribuído para mudar a realidade de assentados e filhos de assentados. O Programa manteve em sala de aula, em 2008, 7.190 estudantes vindos da reforma agrária. No ano passado, 2.400 estudantes de assentamentos foram alfabetizados.
Curso Superior
Em 2008, tiveram início as aulas do curso superior em Engenharia Agronômica destinado a 100 estudantes, que é dividido em duas turmas com 55 vagas cada, sendo uma no município de Barreiras (região Oeste) e a outra, no Centro Educacional Florestan Fernandes, situado no assentamento Terra Vista, em Arataca, na região Sul.
Ainda há o curso superior em Pedagogia, que funciona em Prado (Extremo Sul) e Bom Jesus da Lapa (Médio São Francisco). Outras 120 vagas, em Licenciatura em Letras, iniciada em 2006, têm uma turma em Conceição do Coité (região do Semi-Árido) e a outra em Prado. Todas as graduações oferecidas pelo Pronera apresentam uma grade curricular com matérias voltadas para a realidade do campo e da reforma agrária.