Salvador

MORRE MAIS UMA PESSOA EM ITABUNA COM DENGUE E CIDADE USA HELICÓPTERO

Vide
| 03/03/2009 às 14:21
Mobilização total em Itabuna no combate a dengue em balanço na ACI
Foto: Foto: Waldyr Gomes
   Mais uma vitima fatal da dengue na Bahia. Lucas Cardoso Bastos, 8 anos, faleceu na tarde desta segunda-feira (2), no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. No atestado de óbito da criança o motivo da morte foi identificado como dengue clássica.


   Lucas, que residia em Itabuna, foi internado na última quinta-feira (26) com os sintomas da doença. Segundo os médicos do Hospital Manoel Novaes, o garoto sofria de anemia falciforme, e desde o seu nascimento recebia atendimento médico.


   De acordo com Márcia Falcão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, as amostras do sangue de Lucas já foram encaminhadas para o Laboratório Central (Lacen) em Salvador e a análise também é feita pelo Lacen de Itabuna. Os resultados devem ser apresentados na próxima semana.


   ASSOCIAÇÃO
   COMERCIAL 
 

  Durante reunião na Associação Comercial de Itabuna, segunda-feira, 2, o coordenador municipal de Combate à Dengue, Sandovaldo Menezes, assumiu o compromisso de ampliar o combate focal e reduzir os índices de infestação predial. Ele disse que Itabuna vai ter a coragem de assumir os índices de infestação predial sem manipular dados ou sonegar informações, Sua meta é chegar ao final do ano com um índice de 6%,o que considera uma vitória.

       
  Pare ele, a principal estratégia será mobilizar a participação de cada pessoa da comunidade. "Vamos pecar por excesso, mas jamais por omissão, atéporque sabemos que a dengue mata e que todos precisam ser realistas.  A nossa principal arma nessa luta será o trabalho educativo".

  
      Na reunião, Ivann Montenegro fez um histórico da dengue,que hoje tem quatro sorotipos diferentes e que nos casos mais graves se manifestam na forma de dengue hemorrágica. Ele também falou das características de reprodução do mosquito, cuja fêmea põe milhares de ovos durante a sua vida e em locais diferentes, gerando um verdadeiro ciclo de difusão da dengue e que culmina com surtos epidêmicos.


        Também falaram o presidente da ACI, Ubirajara Coelho, destacando que a dengue é um problema grave e que afeta a toda a comunidade itabuense, com reflexos na economia local. Salientou ainda que a reunião teve as presenças de representantes do Grupo de Ação Comunitária, do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista, bem como da FTC e Unime instituições de ensini superior e de outros segmentos da comunidade, como a própria Santa Casa de Misericórdia.


Defesa Civil na Câmara

  A Comissão de Defesa Civil promoveu uma reunião na sala das comissões da Câmara Municipal de Itabuna, para definir metas de combate a dengue. O secretário de Saúde, Antônio Vieira, destacou que a participação da comunidade está sendo de fundamental importância para o combate à doença e que já está agendado para esta semana o uso de um helicóptero para identificar focos, oferecendo informações para os que os agentes possam ir até o local dos focos com certeza absoluta em campo.


   Vieira afirmou que a tendência é que o surto epidêmico perca força. "Com certeza, vamos vencer esta guerra". Ele anunciou a contratação de 51 novos médicos, que  assumem no máximo em 10 dias e com isso todos os postos estarão funcionando com as equipes completas.