As Obras Sociais Irmâ Dulce começam 2009 em festa e, ao longo do ano, terão muitos motivos para comemorar. A começar pelos festejos dos 50 anos da Instituição, formalmente fundada por Irmã Dulce em 1959.
Além disso, a Instituição comemora a aprovação do título de venerável para Irmã Dulce, pelo Vaticano, o início do funcionamento do serviço de Oncologia e a inauguração do núcleo de Otorrino no Hospítal Santo Antonio e a tradicional " Semana de Irmã Dulce", realizada anualmente no mês de março para relebrar seu falecimento - ocorrido em 13 de março de 1992 - e sua vida de santidade e dedicação aos pobres e doentes da Bahia e do Brasil.
Os eventos começam no dia 7 de março (sábado) com a caminhada dos 50 Anos. Na segunda, dia 9, em sessão solene, a Câmara Municipal de Salvador realiza sessão solene em homenagem ao Jubileu de Ouro da OSID, com a presença da diretora superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes e de dirigentes da Instituição . O acolhimento aos novos residentes será nos dias 10 e 11 e a homenagem aos sócios honorários e beneméritos está marcada para a quinta-feira, dia 12.
Em seu cinquentenário, a OSID decidiu homenagear todos aqueles que já foram agraciados com a honraria e vai inaugurar na sala de exposições do MID uma Galeria de Fotos dos sócios, que depois será transferida para a Sala do Conselho de Administração.
MISSA
A semana se encerra com a missa do dia 13 de março que vai marcar a passagem dois 17 anos de falecimento do Anjo Bom. Celebrada pelo cardeal D. Geraldo Majela, a missa está marcada para as 9 horas na Igreja da Imaculada Conceição, na Cidade Baixa, em Salvador.
Da programação consta, ainda, a reativação do Movimento pela Beatificação de Irmã Dulce, que será tema da campanha publicitária do Memorial que ocorre todos os anos. O Movimento foi lançado em 1998 na fase preparatória do processo de beatificação de Irmã Dulce com o objetivo de divulgar a causa. Também será iniciada a quarta etapa da reforma do futuro Santuário de Irmã Dulce, com o acabamento da fachada do prédio que será viabilizada graças a uma parceria com a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia -ADEMI.