Salvador

GOVERNADOR VISITA OBRAS SISTEMA PENITENCIÁRIO EM EUNÁPOLIS E TEIXEIRA

Vide
| 07/02/2009 às 19:10
  As obras da Penitenciária de Eunápolis e do minipresídio de Teixeira de Freitas foram visitadas, neste sábado (7), pelo governador Jaques Wagner e a secretária da Justiça, Marília Muricy.


  As construções fazem parte do programa governamental que tem como objetivo descentralizar e interiorizar as ações de custódia do sistema penitenciário, além de diminuir a superlotação nas unidades prisionais.


  Com capacidade para abrigar 456 internos, a nova unidade prisional de Eunápolis, município que fica localizado a 645 quilômetros de Salvador, encontra-se com 45% dos serviços previstos executados.


  Também já foram concluídas a estrutura e alvenaria de vedação da portaria, casa de gás e lixo e galpões, 85% do acesso viário interno e 90% do serviço de drenagem. Além disso, estão sendo executados os serviços de superestrutura da administração, paredes de concreto na vivência (celas, solário e refeitório), alambrados, instalações elétricas e outras obras.


PROTESTO

  Os comerciantes de Eunápolis organizaram um protesto para recepcionar e pedir segurança ao governador Jaques Wagner (PT) durante a visita à cidade do Extremo Sul baiano, neste sábado, 7.


Cerca de dez faixas com dizeres do tipo "Eunápolis clama por segurança" foram colocadas em frente ao palanque que estava em frente ao Mercado Municipal, onde o governador foi com o prefeito José Robério Batista Oliveira (PRTB) visitar as obras da reforma no mercado.


 
Assaltado por duas vezes, o comerciante Pedro Lima do Nascimento, 38, afirmou que é preciso haver mais investimentos do governo em segurança e que a visita do governador era para ter sido mais cedo. Foi a primeira visita do governador a Eunapólis, desde que foi eleito, em 2006.


TEIXEIRA

O minipresídio de Teixeira de Freitas conta com investimento de R$ 980 mil - recursos do Estado. A unidade tem capacidade para 48 internos e foi construída em sistema de monoblocos, que é muito mais rápido que a construção comum.

As obras do minipresídio, com seis celas como os que foram construídos em Teixeira de Freitas, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna e Jequié, serão concluídas em aproximadamente 60 dias.


O sistema de monoblocos tem como vantagens o menor custo operacional e maior segurança. A proposta é inovadora em relação ao modelo predominante nos presídios do Brasil e já é utilizada nos estados do Paraná e do Mato Grosso.