Vide
Podaram a amendoeira e embutiram a árvore na estrutura do camarote
Foto: Foto: BJá
A ganância dos "camaroteiros" nos circuitos carnavalescos da cidade não tem limites. Depois de invadirem espaços públicos sem serem molestados pela Prefeitura, no trecho Barra-Ondina, uma empresa podou uma amendoeira e embutiu a árvore na estrutura de um dos camarotes nas proximidades do Posto de Gasolina ao lado do Clube Espanhol.
Quem passou pelo local, hoje, ficou assustado com a agressão ao meio ambiente. O aposentado Vilmar Santos, 62 anos, que anda todos os dias entre Ondina e o Porto da Barra, no seu cooper matinal, considerou o fato um absurdo. "Vamos fazer o que? Estão ocupando todos os espaços em nome do mercantilismo", frisou.
De fato, a camarotização co Carnaval de Salvador aumenta a cada ano e a Central do Carnaval já anunciou aumento na venda de abadás em 3%, em relação ao ano passado, e 12.5% dos espaços dos camarotes. Ou seja, se em 2008, 100.000 pessoas estiveram nos camarotes, este ano passam a 120.500.
Vale observar que essa tendência não começou agora. Já completam mais de 10 anos e a pioneira nessa arte de elitizar o Carnaval nasceu de uma iniciativa da cantora Daniela Mercury, a qual, faz jogo duplo: é vip e pop ao mesmo tempo instalando um camarote no circuito Barra.
Antigamente, esses camarotes eram limitados ao Campo Grande ( controlados pela Prefeitura) e espaços de apartamentos e marquizes na Avenida Sete e rua Chile. Hoje, tem camarote para tudo: até das Forças Armadas e da PM.
CREDENCIAMENTO
Profissionais de comunicação têm até a próxima sexta-feira (dia 6 de fevereiro) para se credenciar para a cobertura do Carnaval. Os jornalistas devem preencher uma ficha de pré-cadastramento disponibilizada no Portal Oficial do Município (
http://www.salvador.ba.gov.br/).
Em seguida, encaminhar cópias do RG, CPF, duas fotos 3x4, número e comprovação do registro profissional (DRT/MT), solicitação, por escrito, com timbre do veículo e assinatura do diretor/editor ou responsável pela cobertura via Sedex ou carta registrada, para a Secom localizada na Avenida 7 de Setembro, n° 89, Edifício Oxumaré, sala 701, Ladeira de São Bento, CEP 40.060.000, Salvador.