Vide
A elaboração do plano de ação das unidades escolares para o ano letivo de 2009 começou a ser discutida pelos professores da rede municipal de ensino de Alagoinhas. Novamente o tema será abordado hoje,4, sendo parte da Semana Pedagógica da Secretaria de Educação, Seduc, iniciada na segunda-feira, 02.
Nos dias 05 e 06, os professores realizam a organização das unidades escolares, nos turnos específicos de trabalho; no dia 09, segunda-feira, serão realizadas as oficinas pedagógicas e, no dia 10, a Semana será encerrada com a conferência do professor Artur Gomes de Morais, abordando o tema "O direito de aprender na Cidade Educadora".
Vários temas estão programados para as oficinas pedagógicas, como a literatura infantil na sala de aula; creche: um espaço educativo; desenvolvimento infantil de 0 a 06 anos; avaliação diária: acompanhamento e registro na educação infantil; alfabetização: a não-infantilização nas turmas de educação de jovens e adolescentes, alfabetização e letramento; os usos sociais da língua; pedagogia e projetos: pensando a prática pedagógica; coordenação pedagógica: desafios do trabalho nas unidades escolares; Leis 10.639/03 e 11.645/08: educar na diferença; historiando Alagoinhas. Também serão discutidas a avaliação da aprendizagem.... mais uma vez; etnomatemática: um novo olhar; planejamento e avaliação na educação profissional; Libras... uma nova língua; educação especial: inclusão e integração; Ensino Fundamental de 09 anos: desafios e possibilidades; gerenciando a unidade escolar: uma ação colegiada; estudando o tempo e o espaço no Ensino Fundamental.
UAMA
O Prefeito Paulo Cezar recebeu representantes da União das Associações de Moradores de Alagoinhas (Uama) em uma conversa em que foram apresentadas as reivindicações da entidade. A solicitação de uma sede própria, isenção da Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF), convênio com a prefeitura para subvenção social e a isenção da Cipe e da contribuição da água, foram os principais assuntos discutidos.
O prefeito Paulo Cezar se prontificou a encaminhar as reivindicações às secretarias específicas para um estudo mais apurado. Disse que o contato com as entidades de bairros sempre será mantido, durante a sua gestão, porque é uma forma de ficar a par dos problemas das comunidades, principalmente as mais carentes.
O presidente da Uama, Wilton Baptista, detalhou todas as reivindicações e garantiu manter o diálogo com o prefeito. As outras reivindicações solicitadas pela Uama foram a concessão de material de construção para as associações que estão realizando obras, nomeação dos membros do conselho municipal de inclusão digital, a coleta de limpeza de entulho na cidade e o aumento, para mais uma dia, da coleta de lixo nos bairros.