Salvador

CERB CAPACITA OPERADORES DE 32 MUNICÍPIOS E 28 TÉCNICOS EMPRESAS

vide
| 04/02/2009 às 08:52
  Com o objetivo de garantir a sustentabilidade aos sistemas de abastecimento de água, a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria de Meio Ambiente, capacitou operadores de 32 municípios baianos e 28 técnicos da empresa que participaram dos cursos "Operação e Limpeza Química de Dessalinização" e " Gestão e Sustentabilidade dos Sistemas de Dessalinização".

   O treinamento dos operadores das 32 prefeituras municipais aconteceu no Núcleo Regional de Feira de Santana, no período de 26 a 28 janeiro último. Além das aulas teóricas, os operadores colocaram em prática os conhecimentos sobre dessalinizador quando foi feita uma visita ao sistema instalado na localidade de Maia, em Feira de Santana.

   Já o Curso de "Gestão e Sustentabilidade dos Sistemas de Dessalinização", contou a participação de 28 técnicos da Cerb. Essa é a segunda turma de formação de gestores na empresa com a participação do professor Kleper França, da Universidade Federal de Campina Grande (PB) .

   O curso aconteceu na Unidade Corporativa do Servidor, da Secretaria da Fazenda, na Av. Barros Reis, nos dias 29 e 30 de janeiro. Ao longo dos anos, vários sistemas de abastecimento com dessalinizadores foram instalados no Nordeste sob a coordenação de diversos órgãos estaduais e federais, mas nenhum deles recebeu instruções de natureza técnica do funcionamento e programas de manutenção/despesas.

   NORDESTE

   Esses fatos geraram sistemas fora de operação em diversos estados do Nordeste. Para Cícero Monteiro, presidente da Cerb, essa capacitação que vem sendo desenvolvida pela empresa garante o monitoramento e sustentabilidade dos sistemas, onde possa existir a participação permanente da comunidade dentro do processo. Tecnologia Alternativa Em 60% do semiárido baiano a água é salobra e imprópria para beber.
 
  O governo da Bahia, por meio da Cerb, tem implantado dessalinizadores que transformam água salobra em potável. Os primeiros aparelhos começaram a ser instalados na década de 90 e até o momento são mais de 350 no sertão da Bahia. As soluções para a questão do abastecimento de água variam de acordo com cada região do estado. 

  Em alguns casos o uso de tecnologia alternativa foi o ponto de partida encontrado pela Cerb para resolver o problema de muitas localidades do semi-árido, onde poços perfurados pela empresa inviabilizavam o aproveitamento da água para consumo humano e até animal. A solução encontrada foi a instalação de dessalinizadores, minimizando os efeitos da seca.