Trezentos novos guardas municipais uniformizados estarão nas ruas de Salvador a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, segundo informação do Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, coronel José Alberto Passos Guanais Mineiro. Os novos guardas receberão, nesta sexta-feira, o fardamento completo de modo a realizar suas atividades em praças públicas, postos de saúde e escolas da rede municipal de ensino.
A partir da próxima semana, turistas e moradores da capital baiana vão poder perceber com mais intensidade a presença da Guarda Municipal do Salvador (GMS) nas ruas da cidade. Os guardas atuam na segurança ao cidadão e também na preservação do patrimônio público.
"São mais agentes da segurança pública para dar proteção à população nos órgãos do município, e outros logradouros também serão beneficiados, contribuindo desta forma, com a segurança do cidadão". O coronel Guanais lembra, ainda, que no período em que os guardas aguardaram o fardamento para sair às ruas, eles foram submetidos a diversos treinamentos, principalmente do e reconhecimento de área. O objetivo da instrução é orientar o guarda municipal sobre a importância do órgão para a preservação do patrimônio público municipal e a garantia da segurança das pessoas.
A GMS, em tão pouco tempo nas ruas, já conta com o apoio da população. Afinal, nos diversos eventos que acontecem na cidade, a presença do órgão tornou-se constante, trabalhando em favor do bem estar da população e dos visitantes de Salvador. Assim ocorreu nas festas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Lavagem do Bonfim, Desfile da Independência da Bahia, no dia 2 de julho, e Desfile da Independência do Brasil, em 7 de setembro.
A Guarda também atuou nas comemorações do Réveillon em diversos pontos da cidade e estará presente, a partir desta segunda-feira com maior efetivo, nas festas de largo e demais eventos em que se espera grande concentração de pessoas, a exemplo da maior festa popular do planeta, o carnaval de Salvador.