A partir desta semana, os 3.192 alunos do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos BB Educar - Eu Cidadão, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (SEC) em parceria com o Ministério da Educação e a Fundação Banco do Brasil (FBB), terão motivos a mais para aguçar a busca pelo domínio da leitura e da escrita, com a utilização do livro didático que começou a ser entregue na última sexta-feira, dia 23.
O material foi enviado a SEC pelo Programa Nacional do Livro Didático do MEC e contempla o tema "Cultura Popular", que é a proposta para a 4ª edição do BB Educar, que começou no último mês de novembro e tem prazo de oito meses para encerramento. Os mais de três mil alfabetizandos estão divididos em 15 núcleos e 217 turmas distribuídas em diversas comunidades de Itabuna.
Segundo a coordenadora pedagógica do BB Educar, professora Lucineide Guimarães, nesta nova etapa do programa alguns diferencias foram introduzidos, como a implementação do núcleo do campo e turmas em instituições assistências, a exemplo da Toca de Assis, Abrigo São Francisco e Albergue Bezerra de Menezes.
Ela acrescenta que a renovação de convênio entre a Prefeitura de Itabuna e a Fundação Banco do Brasil foi outra importante iniciativa para a continuidade do BB Educar no município, dentro do Projeto de Mobilização e Universalização da Alfabetização. "Esta parceria é fundamental para assegurar todo o material de apoio e suprimentos para o programa", registra Lucineide.
Para operacionalizar o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, a SEC disponibiliza, além de infra-estrutura e apoio logístico, o acompanhamento técnico-pedagógico. Ao Ministério da Educação compete o gerenciamento da Bolsa-Auxílio, cujo pagamento é feito diretamente aos alfabetizadores pelo Governo Federal, através do cartão de benefício.