Entre os dias 26 e 30 de janeiro, acontece às margens do Rio São Francisco, o III Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).
O encontro irá comemorar 30 anos de história da entidade e vai reunir militantes engajados da rede juvenil da igreja católica de várias regiões do país no município baiano de Bom Jesus da Lapa, na Diocese local da Regional Nordeste 3.
Na Bahia, a principal referência política oriunda da PJMP é o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), que também vai participar do evento no inteiror baiano.
Com o tema "30 anos de fé e vida no meio popular" e o lema "Em nossas mãos um sonho de mutirão", as regionais, zonais, arquidioceses, dioceses, paróquias, comunidades, grupos de base e a militância do Congresso da PJMP também vão planejar o plano de ação de uma das principais organizações juvenis engajadas da igreja católica no Brasil.
Serão realizados 13 debates com o objetivo de formular políticas públicas para a juventude no sentido de garantir a inserção ampla das classes populares nas pautas dos governos e da sociedade, entre eles: meio ambiente, espiritualidade, Rio São Francisco, direitos humanos, cultura, afetividade e sexualidade, educação popular, trabalho, gênero, ecumenismo, lutas sociais e etnias.
Além de festejar 30 anos de história, os militantes da rede juvenil vão fomentar a construção permanente de um ambiente de formação, articulação, celebração da vida, para o fortalecimento da fé cristã e de reafirmação da opção preferencial pelos pobres. Resta a tarefa de arregaçar as mangas, colocar a mochila nas costas e colocar o pé na estrada rumo à construção de um grande mutirão cristão, sem perder a rima, e cidadão.