A imagem de Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas, abençoou as mais de 80 baianas e 2 mil pessoas que acompanharam o cortejo cultural e puderam, pela primeira vez em 30 anos de festa, ultrapassar o adro da Igreja Matriz, que estava com as portas abertas. Os fiéis aproveitaram para fazer pedidos ao santo beneditino e amarrar fitas à sua imagem. Após a lavagem, o bloco afro Bankoma, de Portão, animou a população na Praça da Matriz.
O cortejo cultural encerrou as homenagens ao padroeiro, que tiveram início com uma novena. O percurso saiu do final de linha da Avenida Mário Epinghaus e foi marcado pela passagem de 15 grupos culturais do município e convidados, a exemplo das baianas da Associação da 3ª Idade Eterna Juventude, do Pelourinho, e seus vestidos rodados confecci-onados com materiais reutilizados. O traje ecologicamente correto foi idealizado pelo artista plástico Joaquim Assis. "É mais uma forma que encontramos de colaborar com o meio ambiente e fomentar a cultura", afirmou o artista.
A prefeita Moema Gramacho, acompanhada dos secretários e vereadores, caminhou todo o percurso e destacou a importância da festa. Para ela, a festa além de homenagear Santo Amaro é também um momento de integração da população. "Neste momento devemos come-morar, mas também refletir sobre nossas ações e fé".
O ritmo dos tambores do Bankoma, Atikum e Zâmbia também marcaram sua passagem pelas principais ruas do centro da cidade. Lojistas, camelôs, pedestres e motoristas, aguardaram para assistiram o desfile. "Todos os anos trago meus filhos para assistir ao cortejo. É muito bonito ver as baianas e as bandas. Este ano está tudo muito lindo", disse a dona-de-casa Maria Evangelista Conceição.
Matrículas terminam dia 23
As matrículas para a rede municipal de ensino de Lauro de Freitas vão até esta sexta-feira (23). Os alunos que residem no Centro devem comparecer às escolas Fênix e Vila Praiana, e os de Portão, nas escolas Paulo Malaquias e Pedro Paranhos, das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas disponibilizou 6.846 novas vagas, distribuídas por todas as localidades, incluindo as destinadas para o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas são informatizadas e divididas por região.
Documentação
Para a matrícula é preciso apresentar original e Xerox da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, comprovante de residência, e mais 3 (três) fotos 3X4. Pais ou responsáveis devem levar Carteira de Identidade e CPF.