Com o ponto de Cruz das Almas, o Governo do Estado avança na ampliação da rede SAC. Este é o quarto ponto inaugurado desde junho do ano passado. Os primeiros pontos foram instalados nos municípios de Central, Presidente Tancredo Neves e Inhambupe. Além do Ponto Cidadão, a rede SAC foi ampliada também com unidades padrão, instaladas nos bairros de Pernambués e Pau da Lima em Salvador. A rede possuiu hoje, 33 unidades de atendimento, sendo 27 postos SAC, quatro Pontos Cidadãos e duas unidades móveis.
ATENDIMENTO
A previsão da Saeb é que, até o final de 2009, cerca de 2 milhões de cidadãos baianos passem a usufruir das facilidades ofertadas pela nova unidade de atendimento ao cidadão. O projeto pretende abranger até lá 16 municípios. As cidades de Cícero Dantas e Malhada estão entre as próximas cidades a serem contempladas com um Ponto Cidadão. Nos dois últimos anos, a rede SAC contabilizou um milhão a mais de atendimentos prestados aos cidadãos baianos.
O Ponto Cidadão de Cruz das Almas funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, atendendo a população da cidade, estimada em 53 mil habitantes. Com a ação, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) já contabiliza quatro unidades do Ponto Cidadão, inauguradas desde o último mês de junho. A iniciativa integra o programa Você Cidadão, desenvolvido pela Saeb, que criou um novo modelo de atendimento para cidades de pequeno porte. Através do programa, a rede SAC de atendimento já chegou aos municípios de Central, Presidente Tancredo Neves e Inhambupe.
Segundo o secretário da Administração, Manoel Vitório, uma das vantagens do novo modelo é chegar a municípios de pequeno porte, ampliando o atendimento da rede SAC. "Contamos com o apoio das prefeituras e de outros parceiros. Esse tipo de adesão é fundamental para levarmos aos cidadãos baianos um serviço eficiente e dentro da capacidade orçamentária do Estado", enfatiza Vitório.
Além disso, outro ganho expressivo para o cidadão é a redução do prazo para retirada de documentos básicos. O serviço de emissão de Carteira de Identidade, por exemplo, que tinha prazo de entrega superior a 60 dias, será concluído em até 15 dias. O Ponto Cidadão de Cruz das Almas tem capacidade de emitir até 400 identidades por mês.
Maratona de serviços gratuitos
Paralelamente à inauguração do Ponto Cidadão de Cruz das Almas, a Saeb promove a realização do Você Cidadão, que leva uma caravana de serviços gratuitos à população, nas áreas de documentação, saúde, cultura e lazer. O evento acontece na rua JB da Fonseca no Centro, das 8h às 14h e tem como parceiro o Banco do Brasil. Dentre os serviços oferecidos estão emissão de segunda via de identidade, ouvidoria geral, vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, educação para o trânsito, biblioteca móvel e orientação jurídica. A população também contará com estandes de artesanato, corte de cabelo, exposição de flores, além de manifestações culturais locais.