O número de mortos no desabamento do teto da Igreja Renascer, no fim da tarde de ontem, no bairro Cambuci, em São Paulo, subiu para oito. A vítima seria uma mulher que ficou ferida e foi levada para Hospital das Clínicas. Até as 7h, não havia informações sobre a identificação da vítima.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o total de feridos confirmados até esta manhã é de 95. As equipes de resgate ainda procuram por pessoas que possam estar sob os escombros.
Um dos desaparecidos é Lázaro Luiz Pereira, 47 anos, que tinha ido até a igreja. Os familiares informaram aos Bombeiros que não localizaram Pereira após o desabamento. Equipes da Defesa Civil Municipal fazem buscas pelos hospitais para saber se há alguma pessoa inconsciente, que ainda não tenha sido identificada ou localizada pela família.
Os feridos foram levados para o Hospital de Clínicas, Hospital São Camilo no Ipiranga e aos prontos-socorros de Vila Maria, Tatuapé, Jabaquara e Vergueiro. Algumas vítimas continuam internadas em observação e outras já foram medicadas e liberadas.
SEDE DA SEITA
De acordo com a assessoria de imprensa da Renascer, o templo onde ocorreu o acidente, localizado na Avenida Lins de Vasconcelos, é a sede mundial da seita e tem capacidade para cerca de 2 mil pessoas. No local, funcionava um cinema anteriormente. Foi nesta igreja que, em dezembro de 2005, o jogador de futebol Kaká casou.
Por volta das 18h50, momento do acidente, a igreja estava bem abaixo de sua ocupação total, com apenas cerca de 60 fiéis, de acordo com uma nota oficial divulgada pela assessoria da Renascer. No horário, muitos dos fiéis que participaram do culto das 18h haviam deixado o local para dar lugar aos participantes do culto seguinte, marcado para 19h.
Resgate
A Avenida Lins de Vasconcelos foi parcialmente interditada para que os Bombeiros pudessem socorrer as vítimas. Até as 21h, não havia previsão de liberação da rua, tomada por ambulâncias e macas.
As buscas dentro do templo continuam porque os bombeiros suspeitam de que possa haver mais vítimas entre os destroços. Cães farejadores dos Bombeiros auxiliam na procura no meio dos escombros.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, os Bombeiros e a Polícia Civil devem ficar responsáveis para apurar as causas da tragédia, que ainda são desconhecidas. Logo após a queda do teto, vizinhos auxiliaram o resgate das vítimas.
Ao todo, cerca de 30 equipes do Corpo de Bombeiros e da PM foram até o local para prestar socorro. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, acompanhou o trabalho de perto.
1.500 templos
A Igreja Renascer, considerada a segunda maior denominação neopentecostal brasileira, foi fundada em São Paulo em 1986, por Estevam Hernandes e Sonia Hernandes.
De acordo com informações da Agência Estado, a Renascer controla hoje uma rede de TV, uma gravadora, rede de rádio, uma editora e possui a Fundação Renascer, mantenedora de suas obras assistenciais.
Estima-se que haja cerca de 1.500 templos da Renascer espalhados por todo o Brasil e países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Japão, entre outros, somando mais de dois milhões de fiéis.
Acusações na Justiça
Estevam e sua mulher, Sonia, respondem a processo na 1ª Vara Criminal de São Paulo por lavagem de dinheiro em organização criminosa. No final do ano passado, o casal tentou sem êxito arquivar a ação impetrando um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outro no Supremo Tribunal Federal (STF). Em ambos os casos os magistrados consideraram o pedido descabido.
Os dois chegaram a ser presos em janeiro de 2007, após serem flagrados com dinheiro não declarado ao tentar entrar nos Estados Unidos. Parte do dinheiro estava escondida dentro de um fundo falso de uma Bíblia. Na Flórida, eles chegaram a ser presos depois de serem acusados e condenados. Atualmente, o casal cumpre regime de liberdade vigiada naquele país.
O governo brasileiro já pediu a extradição do casal, mas ainda não recebeu resposta do governo norte-americano. Os fundadores da Renascer também já recorreram ao STF para não serem extraditados para o Brasil, mas o habeas corpus também foi negado.