A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) divulga a lista dos alfabetizadores convocados para o Salvador Cidade das Letras. Os aprovados deverão entregar cópia de RG, CPF, comprovante de residência, certificado de escolaridade e experiência com ensino e uma foto 3x4, na sede do programa (Av. Frederico Costa, Edf. Léo, Subsolo 01 e 02, Brotas), das 8h às 18h, no período de 19 a 23 de janeiro.
A formação inicial para alfabetizadores está prevista para acontecer de 9 a 14 de fevereiro. No encontro, além de participar do processo de construção de conhecimento, os professores receberão todo material de apoio pedagógico. A formação inicial tem carga horária de 36 horas, e 64 horas de formação continuada desenvolvida nos oito meses de realização do programa.
Até o dia 5 de fevereiro, estão abertas as matrículas dos alfabetizandos. As inscrições são feitas através dos alfabetizadores ou em qualquer escola da rede municipal de ensino - onde um funcionário irá identificar um local de aulas de mais fácil acesso ao alfabetizando. A expectativa da Secretaria é de que aproximadamente 5 mil alunos participem do programa.
Os únicos pré-requisitos para os interessados são: ter mais de 15 anos e não saber ler e escrever. O Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado - curso de alfabetização de jovens e adultos - tem duração de oito meses, com carga horária total de 320 horas.
As aulas estão previstas para serem iniciadas em 16 de fevereiro e acontecerão de segunda a quinta-feira nos espaços indicados pelos alfabetizadores, localizados em instituições comunitárias, de ensino superior e sedes de movimentos sociais, associações de moradores, clubes de mães, grupos religiosos e em escolas da rede municipal.