Com capacidade para atender até 32 mil alunos, a Secretaria de Educação e Cultura prossegue com o processo de matrículas para o ano letivo de 2009, nas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Itabuna. Até o dia 31 de janeiro, o atendimento está reservado para os alunos egressos de outras redes.
Todo o procedimento, que começou no último dia 5 de dezembro, está sendo orientado pela Portaria nº 018/2008 emitida pelo secretário de Educação, Gustavo Joaquim Lisboa.
Num primeiro momento, foram realizadas as matrículas dos estudantes que já faziam parte da Rede Municipal de Ensino - Educação Infantil, Creche e Pré-Escola, Ensino Fundamental -, inclusive alunos transferidos de uma unidade escolar para outra. Gustavo Lisboa revela que a expectativa para este ano letivo é que haja um demanda maior por vagas nas escolas municipais tendo em vista os resultados alcançados na Educação itabunense, a exemplo do Ideb 2008 que apontou a Ciso como a melhor escola pública municipal da Bahia.
Gustavo destaca que a ampliação das vagas na Educação Infantil é uma das metas prioritárias do prefeito, Capitão Azeved, para o setor educacional. "Além disso, está prevista no Plano Municipal de Educação", ressalva.
MAIS DINÂMICO
Com a implantação do Programa de Informatização da Rede Municipal (Iris), a SEC descentralizou e tornou mais dinâmico o processo de matrículas. Os investimentos da administração municipal em tecnologia permitirão que todos os procedimentos de informação, controle de freqüência e registros sejam feitos on-line.
A diretora do Departamento de Educação Básica, Maria de Fátima Vasconcelos Góes, adianta que o início das aulas está previsto para o dia 10 de fevereiro. Ele acrescenta que a programação da SEC para volta às aulas inclui a realização da Jornada Pedagógica, marcada para o período de 03 a 05 de fevereiro, quando professores, gestores de escolas e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino estarão discutindo, avaliando e planejando a prática educacional.