Salvador

LEITOR PROTESTO SOBRE O LIMITE DE 16.000 INGRESSOS NO ESTÁDIO PITUAÇU

Vide
| 12/01/2009 às 18:00
Mensagem:
Prezado Redator:

Gostaria de tecer algumas considerações sobre a questão da limitação de público no Estádio de Pituaçú: A justificativa da PMS é que o sistema viário não comportaria presença de público superior a 16.000 pessoas.
 
Ocorre que a limitação vai ocorrer para acesso ao estádio, não significando, necessariamente, que um maior número de torcedores não se desloque ao local do jogo na expectativa de ser um dos 16.000 a ter acesso.

Mesmo que os ingressos sejam vendidos antecipadamente, haverá a expectativa de comprar em mãos de cambistas.
 
Ficou decidido que, no dia seguinte ao jogo haverá uma nova reunião para avaliação do que ocorreu no sistema viário. Imagine que o público que deverá comparecer ao local do jogo e não tiver acesso ao estádio, revoltado poderá querer fazer manifestação de protesto, e, consequentemente, tumultuar o tráfego.
 
Consequência? conclusão de que o sistema viário não comporta nem as 16.000 pessoas liberads e aí, vão reduzir o público ou interditar o estádio?
 
A expectativa da torcida é muito grande, afinal há um ano não vê jogo em Salvador, além de estar ávida para conhecer o novo time que, com certeza, é muito superior aos dos últimos anos, pelo menos teoricamente.
 
Entendo que o bom censo recomendaria uma reavaliação da decisão, com adoção de medidas operacionais envolvendo a SET e a Policia Militar, tipo: mão única na Av. Pinto de Aguiar; controle rigoroso na travessia de pedestres na Av. Paralela, utilizando-se os dois semáforos existentes nas imediações do estádio nas duas pistas, com um forte efetivo de agentes; implantação de um eficiente sistema de transbordo utilizando ônibus e vans apartir de áreas previamente definidas de estacionamento no CAB.
 
Vale lembrar que durante o Festival de Verão, que recebe até 100.000 pessoas por dia, com veículos estacionando no canteiro central da Av. Paralela, não consta ocorrência de atropelos.
 
A segurança do torcedor é a principal justificativa! Congestionamentos são inevitáveis, porém nos eventos do Parque de Exposições e no Weten Wild pode! e o que dizer do acesso ao Barradão?

É bom lembrar que a torcida do Bahia está atenta a tudo e percebendo sinais da pouca vontade de solucionar um problema que não foi ela (a torcida) quem criou. Se existem interesses políticos em jogo (não quero acreditar) tirem a torcida desse "jogo", porque, para ela, o jogo que verdadeiramente interessa é o do Bahia em campo!!

Atenciosamente,

(Ivan Durão [email protected] )