Salvador

PREFEITURA DÁ DESCONTO DE 10% PARA ISS DOS BLOCOS DE CARNAVAL ATÉ 20/1

Vide
| 06/01/2009 às 12:16
ISS é cobrado por estimativa aos blocos de Carnaval com 1ª parcela dia 15/01
Foto: Foto: Arquivo
A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) iniciou no final de dezembro o período de notificação dos blocos e entidades carnavalescas. O objetivo é a regularização do Imposto Sobre Serviços (ISS) relativo ao Carnaval de 2009.

Esse segmento é enquadrado no regime de estimativa, de acordo com o Decreto 17.120/2007, que possibilita o pagamento antecipado do tributo municipal. A primeira parcela do imposto vence no dia 15 de janeiro e a segunda em 10 de fevereiro. A cota única, com 10% de desconto, pode ser paga até o dia 20 de janeiro.

Os responsáveis pelas entidades e blocos devem entrar em contato com a Coordenadoria de Fiscalização (CFI) da Sefaz, no Setor de Estimativa - Setes (Rua das Vassouras, nº 1, 2º andar - telefone 71 2101-8297), para receber a Notificação de Enquadramento e retirar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que possibilita o pagamento do ISS na rede bancária.

bomfim02Festa do Bonfim I
Maior festa popular religiosa de Salvador que antecede o Carnaval, a Lavagem do Bonfim será realizada no próximo dia 15, mantendo uma tradição que vem desde a inauguração da igreja, em 1754.

A lavagem começa pela manhã com toque da alvorada, quando os participantes se concentram em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. O cortejo abre a festa com mais de 500 baianas vestidas de branco, acompanhado por devotos, moradores e turistas, percorrendo um trajeto de 8 quilômetros até a Colina Sagrada, na igreja do Senhor do Bonfim, onde as baianas lavam e enxugam as escadarias e o adro, cantando o hino ao Santo.
 

bonfimlavagem0056Festa do Bonfim II
Para completar a comemoração popular, serão instaladas no Largo do Bonfim, Ribeira e Monte Serrat barracas de comidas típicas e bebidas.
 
A Prefeitura Municipal, responsável pela organização da festa, juntamente com a Irmandade do Senhor do Bonfim, montou uma infra-estrutura que envolve ordenamento do tráfego (interditado na área do cortejo), instalação de sanitários químicos, sistema de iluminação, postos de saúde e licenciamento das barracas.

De acordo com Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), responsável pelo licenciamento e fiscalização do comércio informal, foram disponibilizadas 74 barracas padronizadas e seis do tipo quermesses, além de 1148 ambulantes que estarão distribuídos em carrinhos e tabuleiros e com caixa de isopor.