Salvador

LULA VEM A SALVADOR DIA 15 INAUGURAR VIADUTOS RÓTULA AEROPORTO

Vide
| 08/12/2008 às 17:00
Nesta segunda foi liberado ao tráfego o terceiro viaduto do complexo 2 de Julho
Foto: Frame/Agecom

Foi liberado nesta segunda-feira (08) o 3º viaduto (que dá acesso aos bairros de Itapuã e São Cristóvão) das obras que integram o Complexo Viário 2 de Julho. Os dois viadutos que interligam a Avenida Caribe ao Litoral Norte já foram entregues. "As obras serão concluídas no prazo e vão ser inauguradas com a presença do presidente Lula, no próximo dia 15 de dezembro", assegurou o governador Jaques Wagner.


O Complexo é composto por quatro viadutos, além de alças e retornos que permitem as conexões entre diversos eixos rodoviários, desobstruindo o intenso fluxo de veículos na região. A obra visa aumentar a capacidade operacional do sistema viário oferecendo acesso rápido ao aeroporto de Salvador.


Segundo o secretário de Infra-estrutura Antônio Carlos Batista Neves esta obra já deveria ter sido executada há 20 anos, quando o aeroporto de Salvador foi ampliado. "Esta obra resolve em definitivo o acesso ao aeroporto, ao Centro Industrial de Aratu (CIA) e a Linha Verde. Foram abolidos os cruzamentos e as sinaleiras, o que propiciou o fluxo de tráfego contínuo ", afirmou.


As obras foram iniciadas em dezembro do ano passado e foram orçadas em 33 milhões de reais pela Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), com investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, sendo que 20 por cento do montante foram oriundos do governo baiano.


O secretário fez questão de frisar ainda, que só foram gastos R$ 29 milhões dos 33 previstos pela Infraero e que o prazo dado pela Infraero para a conclusão da obra foi 30 de março de 2009. "Além de antecipar em três meses a inauguração, economizamos R$4 milhões, que futuramente serão empregados em outras obras de infra-estrutura para a cidade", declarou

OBRA DO PAC

O Complexo Viário 2 de Julho é a primeira obra de grande porte do PAC executada na Bahia. A secretária da Casa Civil Eva Chiavon ressaltou a importância do empreendimento para Salvador como cidade potencialmente turística e reiterou o compromisso do governo em entregar o sistema dentro do cronograma previsto. " A ordem do governo é acelerar todas as obras do PAC", destacou.