Salvador

II OFICINA DE TORTALECIMENTO DO CORREDOR DA MATA ATLÂNTICA

Vide
| 04/12/2008 às 09:20
Acontece hoje e amanhã ( 4 e 5 de dezembro), a II Oficina de Fortalecimento Institucional do Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA), na Pousada Aldeia Portuguesa, Porto Seguro (BA).
 
A oficina será realizada pelo Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (IESB) em parceira com The Nature Conservancy (TNC). Nos dois dias da oficina serão discutidos: desenvolvimento organizacional; programa de capacitação; mecanismos financeiros e econômicos para a conservação do CCMA; conservação em Rede de Integração, projetos de referencia, projetos dos Corredores Regionais, entre outros assuntos.

O Programa de Fortalecimento Institucional do CCMA é resultado da parceria entre o IESB, a TNC o Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF) e a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica como também do envolvimento e da dedicação de outras 31 instituições distribuídas ao longo de todo o Corredor Central. O IESB também faz parceria com o Projeto Corredores Ecológicos, através dos governos estaduais da Bahia e do Espírito Santo (coordenações estaduais UCE-BA e UCE-ES) e a coordenação geral (UCG) em Brasília.

CORREDORES ECOLÓGICOS

O Projeto Corredores Ecológicos é uma parceria do governo com a sociedade civil que tem como objetivo reduzir a fragmentação das florestas e possibilitar a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. No Brasil, existem dois corredores: o Corredor Central da Amazônia e o Corredor Central da Mata Atlântica.

O Projeto Corredores Ecológicos conta com recursos provenientes da Comissão Européia, da Cooperação Financeira Alemã (Kfw) do Fundo Fiduciário das Florestas Tropicais (RFT), além de contrapartidas dos Governos Estaduais e do Governo Federal. A UCE-BA funciona próximo ao Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, Rua Alto de Ondina, na capital baiana.