Os óbitos ocorreram Brusque (1), Gaspar (15), Blumenau (24), em Jaraguá do Sul (13), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (5), Rancho Queimado (2), Ilhota (37), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).
Tentando evitar maiores perdas, parte do terminal poderá entrar em operação em duas semanas. De acordo com o superintendente a velocidade das águas foi muito grande, arrancando parte da área de atracação e levando todo concreto para o canal de navegação das embarcações.
BATIMETRIA
"As águas movimentaram o leito do rio de tal maneira, que o canal por onde passa os navios ficou disforme, não sabemos a profundidade que tem agora esse canal. Uma batimetria (medição do canal de navegação) deve ficar pronta hoje", disse.
O superintendente do Porto de Itajaí explicou que a rapidez na liberação dos recursos está sendo fundamental para a recuperação do porto. "Por questão de justiça tenho que ressaltar a medida provisória nº 448 que prevê um montante de R$ 350 milhões para as obras de emergência no Porto de Itajaí", disse.
Para o porto voltar a operar , segundo o superintendente, o cais tem que estar em condições de receber os navios. "Vamos tentar nos próximos dias colocar em operação dois berços (cais), os que foram menos avariados. Um deles, o berço zero, nunca foi usado, estava em construção. Entretanto mesmo com essas obras, para o porto funcionar o rio terá que ser dragado. O porto não volta de imediato com 100% de sua capacidade, mas vamos tentar pelo menos 80%", estimou.
O superintendente do Porto de Itajaí também descartou qualquer possibilidade de transferir a movimentação de navios para o porto vizinho de Navegantes, "pois para entrar nos dois terminais o mesmo canal tem que ser usado e ele está obstruído, tem que ser dragado", explicou.